Sem categoria Fabricante chinês visa produzir 300 mil carros por ano na Europa até 2029

Fabricante chinês visa produzir 300 mil carros por ano na Europa até 2029


Os construtores automóveis chineses procuram expandir as suas opções para fora da China, onde estão a lidar com uma guerra de preços intensa. Por outro lado, os que se querem estabelecer na União Europeia estão a enfrentar pesadas tarifas de importação sobre veículos elétricos.

 

A BYD, por exemplo, já equaciona criar uma terceira fábrica europeia, depois da Hungria e da Turquia. Já a Great Wall Motor (GWM) não só tem de recuperar o ímpeto perdido num mercado muito concorrido, como também ainda está a equacionar a sua primeira fábrica no continente.

Mas não deixa de ter ambição. Segundo a agência Reuters, pretende produzir 300 mil veículos por ano na Europa até 2029. Por enquanto, Parker Shi, presidente da GWM International, disse que a empresa está a avaliar a localização da sua primeira fábrica europeia, com Espanha e Hungria a serem duas das opções em cima da mesa.

Há diversos fatores a ter em conta para a decisão final, como os custos da mão-de-obra e da logística, para além das políticas industriais europeias. E Parker Shi salientou que a viabilidade é essencial: “Todos os planos de negócio precisam de ser viáveis. Caso contrário, será difícil para nós, pois será um investimento enorme a longo prazo”.

Na Europa, a maioria das vendas da GWM provem da marca Ora, que segundo a Jato Dynamics vendeu 3.706 exemplares em 2024 – numa quebra de 41 por cento.

BYD considera Espanha para terceira fábrica europeia

A próxima fábrica da BYD na Europa pode ‘nascer’ em Espanha. Será a terceira criada em específico para o mercado europeu, depois das que estão planeadas para a Hungria e Turquia.

Notícias ao Minuto | 08:45 – 14/10/2025

Related Post

Generated by Feedzy