Os táxis autónomos – ou robotáxis – são uma aposta da Tesla, que a partir de dezembro quer duplicar a sua oferta em Austin, nos Estados Unidos da América. Foi lá que lançou o seu primeiro serviço, em junho deste ano.
O anúncio surgiu no perfil de X (antigo Twitter) do proprietário do fabricante automóvel, Elon Musk: “A frota robotáxi da Tesla em Austin deve quase que duplicar no próximo mês“, escreveu naquela rede social da qual também é dono.
Não há números concretos sobre a quantidade de viaturas disponibilizadas pela Tesla naquela cidade texana. Para já, ainda precisam de um supervisor humano a bordo, mas a expectativa do empresário é que tal deixe de ser necessário em várias partes de Austin ainda este ano.
De referir que os planos da Tesla no campo dos táxis autónomos não se limitam a Austin: atualmente também já opera em San Francisco, para além de ter recebido autorização para disponibilizar os seus serviços no Arizona.
Nos EUA, a Waymo é a maior operadora de robotáxis. A subsidiária da Alphabet está presente em Atlanta, Austin, Los Angeles, Phoenix e San Francisco, ou seja, num total de quatro estados. Tem uma frota de Jaguar I-Pace e faz mais de um milhão de serviços por mês.
