Sem categoria Icónico Skoda 100 reinventado (e há duas características incomuns)

Icónico Skoda 100 reinventado (e há duas características incomuns)


Há mais uma criação da série de ícones reimaginados da Skoda. Desta vez, foi reinterpretado o Skoda 100 – um automóvel particularmente popular no seu tempo.

 

Este modelo acessível esteve oito anos em produção, entre 1969 e 1977, tornando-se no primeiro do construtor checo a ultrapassar o milhão de vendas.

Martin Paclt foi o designer responsável por dar uma interpretação moderna ao Skoda 100. O resultado é um sedã elétrico que seria de um segmento mais premium.

Desde o início que definiu que não pretendia um estilo retro, mesmo mantendo o espírito do original. Incluiu um gráfico de faróis com quatro elementos e capot esculpido. Faixas luminosas centrais quer à frente, quer atrás – onde as luzes assumem uma cor roxa – remetem para a faixa cromada e para a ventilação do motor do original.

Onde está o vidro traseiro?

O Skoda 100 reimaginado não tem vidro traseiro© Skoda  

Numa das características pouco comuns e mais diferenciadora do exercício de imaginação, é visível que não há vidro traseiro. Martin Paclt explicou: “As janelas [do original] eram quase intercambiáveis, e eu pensei que seria interessante jogar com essa ligação”.

O artista quis “desafiar as regras estabelecidas” e, sem o vidro traseiro, integrou uma barbatana (na qual está a terceira luz de travagem) e um sistema de admissão de ar fresco na zona em que o mesmo estaria. Há, depois, entradas de ar nos guarda-lamas de trás. Uma opção que Martin Paclt explicou: “Colocar a entrada de ar acima do tejadilho parece bem e direciona efetivamente o ar para os componentes técnicos localizados atrás do habitáculo”.

Bagageira à frente?

Tal como o Skoda 100 original era de motor e tração traseiras, o Skoda 100 reimaginado tem a sua motorização elétrica posicionada na parte de trás e tração traseira. E, ao contrário do que é convencional, o principal espaço de bagageira encontra-se na frente, enquanto atrás há um compartimento mais pequeno.

Martin Paclt disse ter partido do atual Skoda Superb para chegar a este exercício: “Percebi que o novo Skoda 100 precisava de ser ligeiramente maior, especialmente mais largo, e assentar bem nas suas rodas, o que é absolutamente essencial”.

A ideia do especialista neste trabalho foi “criar um conceito com um certo grau de realismo”, que manteve linhas do Skoda 100 original – incluindo a assinatura gráfica oval à frente e atrás.

Carro não vai sair do papel

O Skoda 100 reinventado integra a série de reinterpretações modernas de clássicos do fabricante checo do grupo Volkswagen.

Tal como acontece com os demais, não foi concebido para passar à fase de produção no futuro – servindo, apenas, como tributo.

Skoda 1000 MBX reinterpretado; assim seria o coupé na era moderna

A Skoda apresentou mais uma reinterpretação de um dos seus modelos clássicos – agora, foi o Skoda 1000 MBX, um coupé de duas portas que marcou a década de 1960.

Bernardo Matias | 12:01 – 24/10/2025

Related Post

Generated by Feedzy