A menos de duas semanas de acolher a última prova da época de Fórmula 1, Abu Dhabi é agora notícia por outros carros – mais em concreto, os táxis autónomos da Uber, que lá começaram a operar esta quarta-feira (26 de novembro).
Em comunicado, a empresa de transportes esclareceu que este é o fruto de uma parceria com a WeRide. O serviço para o público começou a operar na zona de Yas Island esta quarta-feira (26 de novembro), com robotáxis Nível 4 que não têm condutor.
Através da aplicação móvel da Uber, um passageiro poderá ser alocado a um táxi 100 por cento autónomo se escolher as categorias Comfort ou Uber X. Também é possível reservar diretamente para a categoria autónoma através da WeRide Robotaxi.
Segundo a Uber, esta é a primeira aplicação sem condutores no Médio Oriente, com Abu Dhabi a ser a primeira cidade fora dos Estados Unidos da América a ter robotáxis da sua plataforma.
E há uma forte ambição de não se ficar por aqui: “Este marco representa um grande passo para a implantação a larga escala de soluções de mobilidade de condução autónoma nos EAU”.
Para além da Uber e da WeRide, também estão envolvidos o Centro de Transportes Integrado e a operadora de frota Tawasul.
Europa está na calha
Apesar de os países europeus ainda serem pouco permissivos quanto a soluções de condução autónoma mais avançada, a Uber prepara-se para chegar ao continente.
A tecnológica da área da mobilidade anunciou há alguns meses uma parceria com a Wayve para um programa piloto em Londres (Reino Unido). Os testes dos veículos autónomos de Nível 4 decorrerão a partir da primavera do próximo ano.
O objetivo da Uber e da Wayve é, no futuro, alargarem as suas atividades na Europa e ficarem implementadas “em escala em mercados europeus chave”.
Iniciativa com a Stellantis
Em outubro, a Stellantis anunciou uma colaboração com a Uber, Nvidia e Foxconn, no sentido de criar um serviço de táxis de condução autónoma.
O conglomerado automóvel ficará encarregue do desenvolvimento e produção dos automóveis autónomos com o software da Nvidia – que tem capacidades de estacionamento e de condução Nível 4.
Quanto à Uber, será responsável pela operação dos serviços de robotáxi, ao passo que a Foxconn ficará encarregue de colaborar com a Stellantis na integração de hardware e sistemas.
