O FBI levou a cabo uma mega-operação de combate ao tráfico de droga nos Estados Unidos da América recentemente, durante a qual apreendeu um Mercedes-Benz particularmente raro e valioso.
Segundo a própria autoridade, os agentes apreenderam um CLK-GTR Roadster. Avaliado em 13 milhões de dólares (11,2 milhões de euros, à taxa de câmbio atual), teve apenas seis unidades produzidas em todo o mundo – o que o torna muito raro.
A investigação envolve o antigo atleta olímpico Ryan Wedding e os seus colaboradores. Atualmente com 44 anos de idade, o ex-esquiador está entre os dez fugitivos mais procurados pelo FBI devido a tráfico de droga internacional. É o “maior distribuidor de cocaína no Canadá”, e a recompensa por informações sobre o seu paradeiro pode ascender a 15 milhões de dólares.
Pode ler-se num comunicado no site oficial do FBI que o Canadá e os Estados Unidos da América consideram que Ryan Wedding está “a par com barões da droga notáveis como Joaquin El Chapo Guzman e Pablo Escobar”. A operação que comanda, que é uma das organizações mais violentas de tráfico de droga no mundo, terá resultado em lucros superiores a mil milhões de dólares por ano.
O Mercedes-Benz CLK-GTR Roadster
O Mercedes-Benz CLK-GTR Roadster é um dos mais exclusivos modelos do construtor alemão. Foram produzidos apenas seis, com um potente motor V12 6,9 litros derivado das corridas que debita 612 cv de potência.
O carro acelera dos 0 aos 100 km/h em pouco mais de três segundos, atingindo um máximo de 320 km/h. A caixa é de seis velocidades, com embraiagem em fibra de carbono, e a tração é traseira.
Também há uma versão coupé, igualmente rara – só existiram dois protótipos e 20 exemplares em todo o mundo. Na verdade, as variantes homologadas para a estrada estão muito próximas do CLK-GTR de competição, sendo produzidas apenas para cumprir as regras de inscrição da FIA no FIA GT.
Mas há diferenças: a entrada de ar única de grandes dimensões e o tejadilho foram retirados, estando as entradas de ar para o motor nas partes laterais. Os espelhos retrovisores montados nas portas, a grelha frontal e a asa traseira também são particularidades do CLK-GTR Roadster de produção.
