Um Mini Aceman totalmente elétrico é o mais recente projeto artístico de Vhils em parceria com a MINI Portugal. O resultado do trabalho foi revelado no passado dia 25 de novembro no VhilStudio no Barreiro.
Na ocasião, foi também possível ver o artista a finalizar a obra – que voltou a levar a arte urbana para a decoração de um automóvel. Segundo um comunicado, “esta criação afirma-se como uma instalação artística itinerante“, que pode vir a marcar presença em “exposições, ativações culturais e conteúdos digitais” da MINI durante o próximo ano.
Para este trabalho, Vhils recorreu à mesma técnica utilizada nos painéis publicitários, com múltiplas camadas de cartazes. O artista quis fazer referência à “forma como as cidades se transformam com o tempo”.
Cada camada aplicada representa “uma época, uma voz ou uma memória coletiva”, naquele que é descrito como “um diálogo entre o passado e o presente”.
Filomena Rainho, diretora do VhilStudio, explicou: “Este ano, passamos do artesanal, com o Tracery, ao tecnológico, com o Mini Aceman. Com a técnica usada nos billboards, uma das suas primeiras técnicas, Vhils criou camadas que, uma vez escavadas e cortadas, revelaram depois o que está escondido, o que não se vê. Um rosto, um olhar, uma identidade e uma memória”.
Da parte da MINI Portugal, o diretor Gonçalo Empis comentou: “É no espaço urbano que o ADN da MINI nasceu, evoluiu e continua a afirmar-se como um símbolo de mobilidade inteligente, compacta e com personalidade. Esta nova colaboração com o Vhils reforça exatamente isso: a capacidade de olhar para a cidade não apenas como um espaço de passagem, mas como um palco de histórias, identidade e expressão. O Vhils é o artista ideal para materializar esta visão, porque tal como a MINI, vê na cidade muito mais do que edifícios e trânsito. Vê camadas, vozes, memória. E transforma tudo isso em arte”.
