Em Portugal, uma sessão de estacionamento dura, em média, três horas. Os dados são de uma aplicação móvel de estacionamento presente em mais de 20 países pertencente à empresa Arrive.
Na realidade nacional, o município com uma menor duração média de sessão de estacionamento é Espinho – uma hora e quatro minutos. Segue-se Macedo de Cavaleiros (cerca de uma hora e 17 minutos). Por outro lado, Tavira apresenta uma média superior a duas horas e meia (128,1 minutos) e encerra as 15 primeiras posições.
Segundo um comunicado da empresa, “os tempos de estacionamento criam pressão à mobilidade nos centros das cidades” para além de terem impacto na “tipologia de estacionamentos” e serem um elemento “de avaliação da mobilidade urbana”.
Em Lisboa, capital do país, uma sessão de estacionamento dura em média 108 minutos – ou seja, uma hora e 48 minutos. O Porto não surge no top 15 de cidades com menor tempo médio.
Jennifer Amador Tavares de Sousa, diretora da Arrive para Portugal e Espanha, comentou: “Quando olhamos para estes dados, mais do que perceber o impacto que o estacionamento tem sobre a mobilidade urbana, podemos sim compreender como cada cidade adequa a sua tipologia de estacionamento aos seus visitantes e condutores. Na cidade de Lisboa ou do Porto, por exemplo, o fluxo rodoviário no centro da cidade é muito maior, mas é também mais normal que as pessoas estacionem por períodos mais curtos, A especificidade de cada município leva a que seja necessário encontrar soluções de mobilidade únicas. Em conjunto, é possível olhar para estes dados e criar soluções de mobilidade que, efetivamente, contribuam para cidades mais habitáveis”.
As durações são influenciadas por diversos fatores, como flutuações nas movimentações. As épocas de férias tendem a apresentar menos tempo de estacionamento nas grandes cidades.
E noutros países?
O estudo da EasyPark também analisou os outros países onde está presente. Aquele com menor tempo médio por sessão de estacionamento é a Eslováquia: pouco mais de hora e meia (97,4 minutos).
A Áustria e a a Finlândia, ambas com pouco menos de 109 minutos por sessão, completam o top três. Já na Noruega, que surge no 16.º lugar da tabela, uma sessão de estacionamento dura, em média, mais de 659 minutos – ou seja, cerca de 11 horas.
