O novo Cupra Raval está cada vez mais perto de chegar, algo que vai acontecer no próximo ano. Mas uma versão de pré-produção já saiu para as estradas, com uma decoração camuflada de testes.
O modelo está baseado na plataforma MEB+ do Grupo Volkswagen e terá tração dianteira. É o primeiro da série Electric Urban Car das marcas nucleares do conglomerado (Brand Core Group do Grupo Volkswagen).
A produção vai ter início nos próximos meses e acontecerá em Martorell (Espanha) – tal como o futuro Volkswagen ID.Polo. O Raval terá quatro metros de comprimento, mas não descura um habitáculo espaçoso e prático, tanto para viagens mais longas, como para o uso citadino.
Segundo a Cupra, esta versão camuflada que agora saiu para as estradas permitiu ver a manobragem e o desempenho desportivos do futuro modelo.
O que se sabe do Cupra Raval?
O Cupra Raval é um modelo concebido para privilegiar o desempenho, tendo um chassis desportivo, suspensão com calibração específica e direção progressiva. Os amortecedores adaptativos alteram o seu comportamento conforme e pretenda conforto ou maior agilidade e comportamento desportivo.
A variante topo de gama é a VZ, com 166 kW de potência (223 cv), 400 km de autonomia, bancos tipo baquet, jantes de 19 polegadas com pneus mais largos, diferencial autoblocante eletrónico e a possibilidade de desativar o controlo eletrónico de estabilidade (modo ESC Off).
Há também duas motorizações com 155 kW de potência, o equivalente a 208 cv (Dynamic e Dynamic Plus), em que a autonomia ronda os 450 km.
No seu lançamento, em 2026, o Cupra Raval vai custar a partir de 26 mil euros.
Markus Haupt, diretor-executivo da marca, afirmou em comunicado: “O Cupra Raval personifica tudo aquilo que a Cupra representa – desde a emoção centrada no condutor, ao design arrojado e à performance excecional. É um automóvel que irá moldar a próxima era da mobilidade elétrica, tornando os veículos elétricos acessíveis a uma nova geração”.
O dirigente esclareceu também: “Desenhado, desenvolvido e, em breve, produzido em Martorell, o Cupra Raval representa o nosso compromisso com a eletrificação. Sendo o primeiro modelo a ser lançado no âmbito da Electric Urban Car Family – um projeto que temos orgulho em liderar para o Grupo Volkswagen – confirma também a nossa posição como uma força de referência no setor automóvel”.
