Já foram produzidos um milhão de automóveis da Xpeng. O marco foi alcançado no passado dia 21 de novembro, sendo assinalado com uma cerimónia na fábrica de Guangzhou (China).
Esta é uma fasquia atingida pouco mais de um ano depois de serem produzidas as primeiras 500 mil unidades – 14 meses. Um facto sublinhado pelo presidente e diretor-executivo da Xpeng, He Xiaopeng: “Quero agradecer a todos os proprietários, acionistas, imprensa e colaboradores da Xpeng que nos têm apoiado e ajudado de forma consistente ao longo do desenvolvimento da Xpeng. A Xpeng demorou apenas 14 meses a passar da produção do seu veículo 500 mil para o seu milhão”.
A abordagem do construtor assenta em princípios base de “segurança, qualidade, serviço e sistemas operativos”. A ambição do fabricante é “dominar a integração do mundo físico com o mundo da inteligência artificial e promover a igualdade tecnológica”.
Xpeng em Portugal
A Xpeng entrou no mercado português na reta final de 2024. Segundo os dados da Associação Automóvel de Portugal (ACAP) lançados esta terça-feira (2 de dezembro), nos primeiros 11 meses do ano a marca matriculou 785 viaturas.
No ano passado, conseguiu registar 47, pelo que ao todo já são 832. Há poucas semanas, foram apresentados dois novos SUV para Portugal: o G6 e o G9.
