Sem categoria Jaguar Land Rover testa drones para melhorar eficiência e segurança

Jaguar Land Rover testa drones para melhorar eficiência e segurança


O Centro de Fabrico de Propulsão Elétrica da Jaguar Land Rover em Wolverhampton está a ser palco de testes de implementação de drones nas operações. O fabricante quer, assim, ter maior eficiência e segurança.

 

O equipamento utilizado tem características que lhe permitem chegar a espaços altos e confinados. Assim, as equipas de manutenção podem inspecionar o equipamento em segurança a partir do piso – e não em plataformas elevadas. Assim, o risco para os funcionários diminui.

Por outro lado, diz a Jaguar Land Rover, as inspeções com recurso a drones podem reduzir um processo de quatro horas para cerca de dez minutos. O aparelho, equipado com sensores LiDAR e uma câmara térmica, cria um mapa 3D em tempo real que permite detetar e resolver problemas, sendo operado a partir de um tablet.

Graças à câmara térmica, é também possível detetar componentes sobreaquecidos ou falhas de isolamento, para depois corrigir essas situações e otimizar a utilização da energia.

A próxima fase da implementação desta tecnologia vai abranger o Centro de Operações Logísticas da Jaguar Land Rover em Solihull. Neste caso, os drones terão leitores de códigos de barras, sendo empregues na automação das verificações de inventário. O fabricante conta, assim, “melhorar a segurança, reduzir erros e apoiar decisões mais inteligentes sobre o espaço, níveis de stock e fluxo de fornecimento”.

Nigel Blenkinsop, diretor-executivo de operações industriais na empresa, explicou: “Enquanto transformamos as nossas infraestruturas, estamos a repensar todas as partes das nossas fábricas, incluindo como as mantemos e as operamos. Testes como este, com tecnologia de drone avançada, estão a ajudar-nos a melhorar a segurança, a reduzir o tempo de manutenção e a operar de forma mais eficiente. É igualmente importante que estão a ajudar a capacitar as nossas pessoas para as mais recentes tecnologias digitais, garantindo que as nossas equipas fazem parte das nossas fábricas do futuro”.

Jaguar Land Rover já produz normalmente, mas ciberataque deixou marcas

A Jaguar Land Rover já retomou totalmente a normalidade da produção depois do ciberataque que sofreu no verão. Porém, a situação que obrigou o fabricante a parar durante várias semanas deixou marcas.

Bernardo Matias | 10:52 – 25/11/2025

Related Post

Generated by Feedzy