Sem categoria Mercedes lidera novo projeto de motores elétricos no Reino Unido

Mercedes lidera novo projeto de motores elétricos no Reino Unido


Com uma forte presença no Reino Unido, a Mercedes lidera um novo projeto de motores para carros elétricos naquele país – através da divisão Mercedes-AMG High Performance Powertrains. Esta também desenvolve as unidades motrizes para a equipa de Fórmula 1.

 

O projeto Ignited junta a Alemanha e o Reino Unido, com a Mercedes a ter a colaboração da Yasa (que adquiriu em 2021 e dedica-se ao desenvolvimento de motores de fluxo axial) e a DePe Gear Company para o desenvolvimento de “um sistema motriz elétrico ultra-compacto e de alta potência“. A produção deverá começar num prazo de três anos.

Há apoio estatal de 10 milhões de libras (11,4 milhões de euros, à taxa de câmbio atual) por parte do governo do Reino Unido através do Centro de Propulsão Avançada. Ao todo, o projeto receberá um financiamento de 20 milhões de libras (22,9 milhões de euros). Serão criados 150 novos empregos.

O anúncio surgiu esta quarta-feira (3 de dezembro), no primeiro dia de uma visita de Estado do presidente da Alemanha, Frank-Walter Steinmeier, ao Reino Unido.

Em comunicado, o primeiro-ministro britânico justificou a aposta neste projeto liderado pela Mercedes-AMG: “Este investimento da Mercedes mostra os verdadeiros benefícios dessa parceria [com a Alemanha]: inovação de ponta, mais empregos e uma economia mais forte para a Grã-Bretanha. Ao trabalhar junto de líderes e países que partilham os mesmos ideais, este governo está a responder às prioridades públicas e a baixar o custo de vida para os britânicos”.

Da parte da Yasa, o fundador e diretor técnico, Tim Woolmer, comentou: “A Yasa está orgulhosa por contribuir para esta colaboração entre o Reino Unido e a Alemanha, que representa um marco importante para o futuro da tecnologia motriz elétrica de alto desempenho. O apoio do governo através do Centro de Propulsão Avançada foi essencial para permitir que esta próxima fase da pesquisa e desenvolvimento fique no Reino Unido, salvaguardando cargos especializados de engenharia e ajudando-nos a acelerar inovação revolucionária a par dos nossos parceiros da Mercedes-AMG. Enquanto continuamos a escalar a nossa tecnologia líder de motores de fluxo axial, projetos como o Ignited reforçam a posição do Reino Unido como centro global de excelência para o desenvolvimento de unidades motrizes elétricas avançadas”.

Apresentado no verão deste ano, o Mercedes Concept AMG GT XX – que antecipa o futuro GT do fabricante alemão previsto para 2026 – está equipado com três motores de fluxo axial. Juntos, debitam mais de 1.300 cv de potência, permitindo atingir velocidades superiores a 360 km/h.

Novo Mercedes-Benz Classe G Cabriolet já testa em estrada

Está cada vez mais perto de chegar o novo Mercedes-Benz Classe G Cabriolet. Ainda com uma decoração camuflada, o futuro modelo já está em testes nas estradas e em pista.

Bernardo Matias | 16:06 – 02/12/2025

Related Post

Generated by Feedzy