A temporada do Mundial de Fórmula 1 termina este fim de semana (5 a 7 de dezembro) com o GP de Abu Dhabi. A prova de Yas Marina consagrará o novo campeão, numa luta a três.
Os candidatos são Lando Norris (McLaren), Max Verstappen (Red Bull) e Oscar Piastri (McLaren), que ocupam por esta ordem as três primeiras posições do campeonato.
Vantagem está do lado de Norris
Com 12 pontos de avanço no topo, Lando Norris está em posição privilegiada para se sagrar campeão. O britânico nem precisa de ganhar: um pódio permite-lhe alcançar o título sem ter de esperar pelos resultados dos rivais. Mas, num cenário extremo, até pode nem pontuar e ser campeão na mesma.
Por outro lado, Max Verstappen é quem mais possibilidades tem de superar Norris. O holandês, que persegue o quinto título seguido, pode ser de novo campeão se vencer e ver o adversário acabar na quarta posição ou abaixo. Sabe, também, que o resultado mínimo necessário é um pódio.
A tarefa mais difícil é a de Oscar Piastri. O australiano, que é o mais jovem dos três candidatos, está a 16 pontos da frente – pelo que terá obrigatoriamente de ser primeiro ou segundo, tendo também de contar sempre com o resultado de Lando Norris (tem de recuperar 17 pontos).
Quem será vice-campeã de construtores?
A McLaren já garantiu o título de construtores, somando atualmente 800 pontos – não tendo chances de bater o recorde de pontuação alcançado em 2023 pela Red Bull (860 pontos).
Resta, agora, saber que equipa será vice-campeã. A Mercedes leva vantagem, com 459 pontos contra os 426 da Red Bull. São 33 pontos de diferença quando estão 43 em jogo, pelo que a formação austríaca precisará de uma ronda quase perfeita para chegar a segundo.
Aconteça o que acontecer, a Ferrari já sabe que irá terminar em quarto, enquanto a Williams ficará em quinto. Já a Racing Bulls, Aston Martin, Haas e Sauber ainda disputam o sexto lugar, com vantagem de 12 pontos para a Racing Bulls face à Aston Martin. A Sauber está a 24 pontos de distância. Independentemente dos resultados de Abu Dhabi, a Alpine ficará na última posição.
GP noturno
Como é hábito desde que se estreou no calendário em 2009, o GP de Abu Dhabi é realizado em período noturno – o terceiro consecutivo nessas condições, depois de Las Vegas e Qatar.
Significa isso que, apesar da diferença horária para o Médio Oriente, a corrida será às horas tradicionais na Europa (13h00 em Portugal Continental).
Abaixo, pode consultar os horários completos.
Sexta-feira, 5 de dezembro
09h30-10h30: Treino livre 1
13h00-14h00: Treino livre 2
Sábado, 6 de dezembro
10h30-11h30: Treino livre 3
14h00-15h00: Qualificação
Domingo, 7 de dezembro
13h00: Corrida
