Lando Norris está na liderança do Mundial de Fórmula 1 antes do GP de Abu Dhabi – que este fim de semana encerra a temporada. Tem 12 pontos de avanço para o seu principal perseguidor, Max Verstappen, mas também o seu colega da McLaren, Oscar Piastri, está na luta.
O britânico só precisa de terminar no pódio para se sagrar campeão sem depender dos resultados dos rivais. No entanto, se acabar em quarto, o caso muda de figura.
Aí, Norris terá de esperar que Verstappen não vença. E, por isso mesmo, foi questionado em conferência de imprensa transcrita no site da FIA se esperaria que Piastri lhe cedesse a posição num cenário destes caso o australiano siga à sua frente no terceiro posto.
O atual líder do campeonato descartou, ao responder: “Não. Não foi discutido. E, honestamente, adoraria, mas creio que não pediria. Porque… não sei, cabe ao Oscar permitir. Acho que não me cabe necessariamente a mim. É a mesma coisa se for ao contrário. Estaria ou não disposto? Pessoalmente, penso que estaria, só porque sinto que sou sempre assim e é assim que eu sou. Mas não me cabe a mim. Não vou pedi-lo porque julgo que não é necessariamente uma questão justa“.
Posto isto, Lando Norris garantiu que ficará resignado caso acabe em quarto, atrás de Piastri, e Verstappen vença e leve o título para casa: “Se acabar assim e o Max ganhar, que assim seja. Parabéns a ele e olho em frente para o próximo ano. Não muda nada. Não muda a minha vida. Então, ele irá merecer mais do que nós“.
“Sempre quisemos as mesmas oportunidades”
Por outro lado, Oscar Piastri foi questionado na mesma conferência de imprensa sobre a situação da partilha de dados com Lando Norris nesta ronda decisiva.
Segundo o australiano, nada irá ser diferente: “É o mesmo do costume. É óbvio que queremos tornar o carro o mais veloz possível e ganhar. Sempre quisemos ter as mesmas oportunidades para ir ganhar corridas. Então, é exatamente o mesmo este fim de semana”.
E Lando Norris acrescentou: “Acho que o Zak [Brown] ou o Andrea [Stella] não nos deixariam [não partilhar dados] mesmo se quiséssemos. É o mesmo de todos os fins de semana”.
