Sem categoria Toyota desvendou o super desportivo híbrido GR GT com motor V8 e 650 cv

Toyota desvendou o super desportivo híbrido GR GT com motor V8 e 650 cv


A Toyota apresentou oficialmente os novos GR GT e GT3, ainda na fase de protótipos de desenvolvimento. Esta é a estreia da divisão Gazoo Racing como marca independente.

 

O fabricante diz que estes carros “incorporam a filosofia da TGR de construir carros cada vez melhores, inspirados no automobilismo”, sendo “modelos de topo”. Para já, ainda se encontram em fase de desenvolvimento, com os números de desempenho a serem projeções e não valores oficiais.

Um carro de corridas que pode andar nas estradas

O GR GT trata-se de um carro vocacionado para as corridas, mas tem homologação para circular nas estradas públicas.

No seu núcleo está um motor V8 biturbo 4,0 litros desenvolvido do zero, aliado a um motor elétrico. A tração é traseira, apesar de o motor estar numa posição frontal.

A transmissão automática de oito relações foi, igualmente, desenvolvida para este carro. São estimadas velocidades máximas superiores a 320 km/h.

Motor V8 4,0 litros em configuração V quente

O motor de 3.998 centímetros cúbicos apresenta uma configuração em V quente, com um turbo em cada bloco. É projetada uma potência de pelo menos 650 cv e um binário que possa atingir 850 Nm ou mais. A lubrificação é por cárter seco.

A transmissão ao eixo traseiro elétrico é feita por um tubo de binário em polímero de fibra de carbono reforçado (CFRP), sendo que o eixo integra não só o motor gerador, como também a transmissão automática com embraiagem de arranque húmido em vez de conversor de binário. O diferencial é mecânico de deslizamento limitado.

Explica a Toyota que o motor gerador tem a função de “ajudar a compensar o atraso momentâneo na resposta do binário” em aceleração e nas mudanças de velocidade. Há quatro saídas de escape, com uma estrutura do sistema concebida com a sonoridade em linha de consideração.

A conceção da transmissão automática pretende conseguir “um controlo de mudanças que permita a manipulação das mudanças à vontade, mesmo quando no modo de mudança automática D”.

Chassis e carroçaria

Traseira do Toyota GR GT© Toyota  

Outra estreia para um Toyota é a estrutura de carroçaria 100 por cento em alumínio, com plástico reforçado com fibra de carbono e outros materiais usados nos painéis. É prometida uma carroçaria simultaneamente forte e leve.

O fabricante pretende que o centro de gravidade seja baixo, diminuindo na medida do possível a altura total do automóvel e a posição de condução.

A distribuição de peso entre a dianteira e a traseira é de 45:55, o que segundo a marca foi possível graças ao posicionamento de componentes pesados como o depósito de combustível ou a bateria.

O Toyota GR GT propõe suspensões independentes com braços duplos à frente e atrás, enquanto o sistema de travagem Brembo inclui discos em carbocerâmica – sendo o comportamento em travagem desenvolvido junto de pilotos profissionais. As jantes medem 20 polegadas.

No que toca a dimensões, é anunciado um protótipo com 4.820 milímetros de comprimento, 2.000 milímetros de largura, 1.195 milímetros de altura e 2.725 milímetros de distância entre eixos. O peso projetado é de 1.750 kg “ou mais baixo”.

Quanto ao sistema de controlo de estabilidade, torna possível o ajuste da força motriz e do controlo de travagem, para tornar o comportamento do carro o mais adequado possível a diferentes condições e aos níveis de habilidade de quem está a conduzir.

Aerodinâmica em primeiro lugar

Na hora de desenhar o veículo, a atenção foi dada primeiro à aerodinâmica, em vez de esta ser trabalhada só depois de estar definido o estilo como acontece habitualmente.

O desenvolvimento contou com a participação de engenheiros aerodinâmicos com experiência no Mundial de Resistência (WEC).

O design, conta a Toyota, tem por base um “modelo aerodinâmico que representava a proposta da equipa de design aerodinâmico para a forma ideal”. Foram, depois, criados os esboços de design já pensados para a futura chegada à produção em massa.

Interior

Interior do Toyota GR GT© Toyota  

Por dentro, a ergonomia foi chave. Há bancos desportivos da Recaro, como grande destaque visual. Há um ecrã central e outro à frente do condutor, que constitui o painel de instrumentos digital, e o volante parece integrar patilhas de velocidades nas imagens mostradas.

No caso do GR GT3, é um volante de competição, tendo o cockpit características e controlos diferentes na consola central (os ecrãs são dois, mas o seu tipo e disposição diferem, assim como os bancos não são os mesmos).

A Toyota Gazoo Racing quer uma posição de condução ideal para pilotos amadores, para os profissionais que podem levar o carro ao limite em pista e, ao mesmo tempo, adequada ao dia-a-dia nas estradas. A visibilidade foi, igualmente, uma preocupação.

Os botões para funções relacionadas à condução foram posicionados perto do volante, pretendendo-se uma operação intuitiva dos mesmos. Vários pormenores foram tidos em conta, incluindo as dimensões e posicionamento dos ecrãs a bordo ou dos controlos dos indicadores e seleção de mudanças.

Toyota GR GT3

Toyota GR GT3© Toyota  

A ser desenvolvido com especificações GT3 conforme os padrões da FIA, o Toyota GR GT3 é um carro de competição. Ainda assim, partilha vários componentes e características com o GT GT, incluindo o motor V8 biturbo dianteiro e a tração traseira.

O condutor também foi central no desenvolvimento, já que nas corridas GT3 há, igualmente, pilotos amadores. Há componentes estruturais desenvolvidos tendo em mente a partilha entre o GR GT e o GR GT3, como estruturas do chassis e do sistema de suspensões.

No entanto, além das já mencionadas características interiores distintas, desde os bancos aos controlos existentes, o GR GT3 também tem um exterior com design vincadamente diferenciado, vocacionado às corridas. Exemplos disso são os elementos aerodinâmicos que incluem um grande spoiler traseiro ou entradas de ar acima das cavas das rodas, bem como saídas de escape laterais, espelhos retrovisores e jantes próprias.

Lançamento em 2027

Ainda não há uma data fixa para que os novos Toyota GR GT e GR GT3 sejam lançados. O desenvolvimento ainda está em curso e o que agora foi mostrado são protótipos. A marca antecipa que isso aconteça em 2027, prometendo anunciar novos detalhes numa altura posterior.

Nova marca de luxo da Toyota terá motores de combustão

Há cerca de um mês, a Toyota anunciou uma nova marca de luxo – a Century. Ainda não são conhecidos detalhes sobre futuros modelos, mas uma coisa é certa: terão motores de combustão.

Notícias ao Minuto | 15:17 – 03/12/2025

Related Post

Generated by Feedzy