A plataforma Recall é o novo projeto da Associação Automóvel de Portugal (ACAP), em colaboração com o Instituto da Mobilidade e dos Transportes (IMT). A Direção-Geral do Consumidor apoia a iniciativa.
Desta forma, os proprietários vão poder consultar facilmente se um automóvel está abrangido por uma campanha de recolha do construtor – seja por razões de segurança, seja por uma questão de emissões nocivas.
De utilização totalmente gratuita, a plataforma online exige a matrícula ou o número de identificação do veículo (VIN). Com esses dados, é possível ver se a viatura é de um lote que foi chamado à revisão.
Se for o caso, o proprietário deve então entrar em contacto com um concessionário oficial da respetiva marca. A reparação não tem custos.
A plataforma já está disponível online. Através dela, também é possível aceder a uma lista de concessionários a contactar no caso de um veículo estar abrangido numa recolha. Também há uma secção de perguntas frequentes, que explica melhor o que são estas ações e como agir perante as mesmas.
Em comunicado, a ACAP e o IMT recomendam a consulta regular da plataforma “antes de cada inspeção periódica”, uma vez que não estar em nenhuma recolha num momento não impede que venha a estar mais tarde.
