O novo Kia Stonic já está em Portugal. O SUV compacto, com um design de filosofia Opposites United da marca, é alimentado por um motor a gasolina.
A motorização consiste no 1.0 T-GDi, com 100 cv de potência e 172 Nm de binário. Está associado a uma caixa manual de seis velocidades ou, em alternativa, automática de dupla embraiagem e sete velocidades.
É anunciado um consumo médio em ciclo combinado de 5,7 litros por 100 quilómetros, subindo para 5,8 litros por 100 quilómetros na variante Tech com caixa manual.
As prestações não são das mais “estonteantes” (nem é esse o objetivo do modelo), com a velocidade máxima de 179 km/h e um tempo de aceleração dos 0 aos 100 km/h de 11 segundos (sobe para 12,1 segundos com a caixa automática).
Em termos de dimensões, o Kia Stonic tem um comprimento de 4.165 milímetros, a largura chega aos 1.760 milímetros sem contar com os espelhos retrovisores exteriores e a altura atinge 1.520 milímetros se estiverem montadas as barras de tejadilho. A distância entre eixos é de 2.580 milímetros.
Equipamento de bordo
Há dois níveis de equipamento (Drive, de entrada, e Tech, que está no topo de gama). Por dentro, há um painel de instrumentos de 11,1 polegadas e um ecrã digital para o infoentretenimento com 12,3 polegadas.
Em Drive, há tomadas de carregamento USB-C e conectividade com smartphones através de Apple CarPlay e Android Auto. O condutor usufrui de cruise control. Com o nível Tech, o Kia Stonic acrescenta um banco do passageiro regulável em altura e ar condicionado automático.
Ajudas à condução e segurança
A Kia dotou este modelo renovado de vários sistemas avançados de assistência à condução (ADAS), que funcionam com base em várias câmaras que captam o que se passa em torno do automóvel.
Entre as funcionalidades, destacam-se a assistência inteligente de limite de velocidade, assistência de manutenção na faixa, assistência de seguimento na faixa, assistência de prevenção de colisão frontal e o alerta de atenção do condutor.
Por fora
O equipamento exterior da variante Drive inclui jantes de liga leve de 16 polegadas, câmara traseira, sensores de estacionamento à frente e atrás, sensor de luz, luzes diurnas e de presença traseiras em LED e também barras de tejadilho.
Já em Tech, as jantes são de 17 polegadas, a iluminação é totalmente em LED e os vidros traseiros são escurecidos. Os espelhos retrovisores exteriores são rebatíveis eletricamente, são incluídos sensores de chuva e os máximos são automáticos. Com a caixa automática, o equipamento de série inclui travão de mão elétrico e seletor de modos de condução.
Todos os preços
O novo Kia Stonic entra no mercado português a partir dos 21.490 euros em campanha de lançamento, no caso da versão Drive com caixa manual.
O valor sobe para os 23.490 euros no Tech com caixa manual, ao passo que se situa nos 25.490 euros para o Tech com caixa automática. Não estão incluídas nos preços as despesas logísticas e administrativas, tal como a pintura metalizada.
