Há um novo concept car na Stellantis. Semanas depois do Peugeot Polygon Concept, chegou esta terça-feira (9 de dezembro) o Citroën Elo. A estreia mundial será a 9 de janeiro no Salão Automóvel de Bruxelas (Bélgica).
Totalmente elétrico,é descrito pela marca como “um laboratório de ideias que incorpora os valores de inovação e criatividade”. Com o pensamento posto no futuro, o automóvel propõe-se como acessível, pequeno com o interior espaçoso e modular.
O Elo segue-se ao Oli, apresentado em 2022, com a Citroën a procurar antecipar as necessidades do futuro. Pretende ser um automóvel muito versátil para o dia-a-dia, com o seu nome a surgir da combinação de letras chave das palavras Rest (Descanso), Play (Lazer) e Work (Trabalho).
Tem um desenho de monovolume, com 4,10 metros de comprimento, e até seis lugares de capacidade. Está bem adaptado às cidades, com um comportamento ágil e manobragem fácil. Por outro lado, também está apto para um uso em aventuras na natureza.
Vibrante e futurista
Pintado em cor-de-laranja por fora, pretende ter uma imagem vibrante e alegre. O desenho inspira à felicidade, ao mesmo tempo que – arriscamos dizer – remete para um futurista veículo de exploração espacial.
À frente, a assinatura luminosa segue os princípios inseridos no novo C5 Aircross, mas com módulos redesenhados e divididos em duas secções. Os para-choques dianteiro e traseiro são idênticos e fabricados em polipropileno expandido tal como os guarda-lamas. Atrás, também é seguido um conceito do C5 Aircross – as Light Wings. A porta traseira é assimétrica. Quem quiser, pode abrir uma parte móvel do tejadilho.
A superfície vidrada estende-se a 4,5 metros quadrados. As janelas podem ser planas ou apresentar uma leve curvatura. As rodas foram deslocadas para os quatro cantos do automóvel.
Interior modular e versátil
O interior, onde o cor-de-laranja também domina, é descrito como “ultra espaçoso e modular”. É versátil: na sua versão base tem quatro lugares, com o banco do condutor em posição central e três bancos traseiros removíveis que também podem servir de poltrona. O para-brisas é de 180º. O condutor pode virar o banco para trás se quiser conversar ou trabalhar. Dois bancos extra podem ser instalados, para transportar até seis pessoas a bordo.
Há uma nova versão do ecrã apresentado no Oli em 2022, a Smartband. Assim, há um ecrã transparente com película refletora, fazendo parecer que as informações estão a flutuar no para-brisas a toda a largura. O volante é monobraço com dupla secção plana, remetendo para o DS de 1955. Não existe pilar central e as portas abrem em direções opostas.
E, fora da condução, o Citroën Elo pode tornar-se num cinema em casa, fonte de alimentação e até um sítio em que duas pessoas podem dormir.
Sustentabilidade
A sustentabilidade não foi esquecida, com o uso de materiais sustentáveis e a procura por limitar a quantidade de peças – como a construção simples do banco do condutor ou a aplicação de um feltro lavável produzido a partir de excedentes de tecidos e componentes do Oli. O material dos estofos da segunda fila de bancos é fácil de limpar e durável.
O banco do condutor incorpora polipropileno expandido, composto por 30 por cento de materiais reciclados e que também se encontra na parte inferior dos para-choques e nas superfícies dos para-lamas. Há, ainda, pneus inteligentes da Goodyear, que medem a pressão e o desgaste em tempo real. Para além disso, o desenho dos mesmos promete uma autonomia otimizada e baixa resistência ao rolamento.
