A Tesla deu mais um passo no seu serviço de táxis autónomos (robotáxis). Recentemente, começou a testar viaturas em Austin (Texas) sem qualquer condutor ou supervisor humano no interior.
Um utilizador da rede social X publicou no último domingo um vídeo em que se podia ver um Model Y a circular sem ninguém a bordo: “Vi um Tesla sem ninguém no carro”, escreveu.
A publicação acabou por chegar a Elon Musk, com o dono do fabricante de carros elétricos a confirmar sem adiantar detalhes: “Estão em curso os testes sem ocupantes no carro“.
Os testes do serviço de robotáxi da Tesla começaram em junho na cidade texana de Austin nos Estados Unidos da América. Depois, alargou-se a San Francisco – sempre com supervisão humana no interior.
Apesar de agora já estarem em curso testes do Model Y sem ocupantes, ainda não se sabe quando é que a solução poderá ser operada para serviços de transporte de passageiros. E, até outubro, foram registados pelo menos sete colisões ligeiras a envolverem os automóveis autónomos da Tesla em Austin – apesar de terem um supervisor humano a bordo.
Por outro lado, a Tesla tem o projeto Cybercab – um modelo dedicado em específico a serviços de táxi autónomo cujo lançamento está previsto para o próximo ano e que já foi exibido em Portugal.
Ações da Tesla disparam
Depois do anúncio de Elon Musk, o valor das ações da Tesla subiu em flecha. Segundo a Reuters, o crescimento chegou a ser de 4,9 por cento, para os 481,37 dólares por ação.
É um máximo que não se verificava desde 18 de dezembro do ano passado, e surge num 2025 que tem sido complicado para a empresa – que lida com a redução de vendas num contexto de ascensão dos fabricantes chineses e das polémicas que envolveram Elon Musk na sua incursão política.
