A Ford revê os seus planos para carros elétricos nos Estados Unidos da América, incluindo o cancelamento de modelos previstos. O impacto total pode ser de 19,5 mil milhões de dólares (cerca de 16,6 mil milhões de euros).
Em comunicado, o fabricante anunciou que pretende agora que, até 2030, o conjunto de híbridos, elétricos convencionais e elétricos com extensores de autonomia (EREV) representem 50 por cento das vendas. E a gama continuará a ter, igualmente, motorizações de combustão.
Sobre os híbridos em concreto, pode ler-se na nota: “Planeia alargar híbridos com uma gama de execuções baseada nas necessidades do cliente e ciclo de utilização – económico, híbridos de desempenho e híbridos com potência transferível”.
Por outro lado, quer otimizar a estratégia que tem para pick-ups e SUVs de maiores dimensões, indo ao encontro da procura – incluindo EREVs. Um exemplo é o futuro da pick-up F-150 Lightning, que conforme foi anunciado esta semana deixa de ser elétrica convencional e vai passar a ser elétrica com extensor de autonomia (EREV) na próxima geração.
No caso da Europa, cai a intenção de produzir um novo furgão elétrico comercial, enquanto na América do Norte deverá substituir um furgão elétrico planeado por um com motorizações a gasolina e híbridas.
A ideia da Ford é que os programas Ford Model e, Ford Pro e Ford Blue tenham margens melhoradas, estimando ainda que a divisão Ford Model e seja rentável até 2029.
Impacto milionário
O impacto da revisão de estratégia pode ascender a 19,5 mil milhões de dólares, ou cerca de 16,6 mil milhões de euros à taxa de câmbio atual. Do potencial custo, 8,5 mil milhões de dólares surgem do cancelamento de automóveis totalmente elétricos que estavam previstos, enquanto de acordo com a Reuters cerca de seis mil milhões de dólares devem-se ao fim de uma parceria na área das baterias. Já “despesas adicionais relativas a programa” representam cinco mil milhões de dólares.
As previsões de lucro ajustado antes de juros e impostos (EBIT) para 2025 foi revista em alta (7 mil milhões de dólares, contra os anteriores 6 a 6,5 mil milhões).
Primeiro elétrico da nova plataforma em 2027
Mantêm-se os planos anunciados em agosto para lançar um novo modelo elétrico com um preço a rondar 30 mil dólares em 2027 – estando assente na nova plataforma Ford Universsal EV Platform. Será uma pick-up de tamanho média, fabricada na fábrica de Louisville.
Desde então, o presidente dos Estados Unidos da América, Donald Trump, aliviou as restrições de emissões poluentes e os benefícios fiscais para a aquisição de veículos elétricos – o que pode vir a afastar os clientes dos mesmos e encorajar os fabricantes a enveredarem pelas motorizações de combustão.
Resiliência e rentabilidade
Em comunicado, o diretor-executivo da Ford, Jim Farley, justificou: “Esta é uma mudança orientada ao cliente, para criar uma Ford mais forte, mais resiliente e mais rentável. A realidade operacional mudou e estamos a realocar capital para oportunidades com maior retorno de crescimento”.
Posto isto, apesar da revisão da estratégia a Ford garantiu que se mantém consistente com o compromisso de atingir a neutralidade carbónica dos seus automóveis até 2050.
