Foi inaugurado esta semana o Centro de Competência de Reciclagem de Células do Grupo BMW. Localiza-se em Salching (Alemanha), havendo uma parceria com a Encory.
O fabricante bávaro está empenhado num futuro sustentável em todo o ciclo de vida do automóvel, como é disso exemplo a Neue Klasse e o novo iX3 elétrico. Com estas novas valências, poderá reciclar diretamente resíduos da produção de células de baterias – incluindo células inteiras.
A reciclagem direta que a BMW propõe é inovadora. Os materiais podem ser desmantelados mecanicamente e, depois, reentrar no ciclo de produção de células. Não serão necessários processamentos químicos ou termais associados a consumos intensivos de energia.
Quando o centro estiver em plena operação, poderá ter um volume de material reciclado de células de baterias de dezenas de toneladas. Até lá, a reciclagem direta será introduzida de forma faseada. No futuro, os materiais puros recuperados vão ser utilizados na produção piloto de células de baterias nas instalações de Parsdorf.
Markus Fallböhmer, vice-presidente de produção de baterias na BMW, explicou: “O nosso processo de reciclagem direta põe-nos na linha da frente da indústria. Esta tecnologia tem um potencial tremendo para otimizar mais a produção de células de baterias”.
