Produzido desde 1982, o Nissan Micra é um dos modelos icónicos do construtor, tendo já passado por diversas gerações. A sexta chega agora, sendo a primeira 100 por cento elétrica. Já está disponível para pré-venda em Portugal.
Autonomia pode superar 400 km
O automóvel japonês também tem um design renovado, com linhas de SUV. Há duas opções de bateria: 40 kWh (320 km de autonomia) e 52 kWh, caso no qual a autonomia é de até 419 km.
Tem capacidade de carregamento rápido (80 kW na variante de 40 kWh e 100 kW com a bateria maior), podendo ser recarregado dos 15 aos 80 por cento em meia hora.
A bomba de calor é de série, permitindo o aquecimento e arrefecimento da bateria, havendo igualmente aptidão bidirecional vehicle-to-load (V2L).
Revelado oficialmente em maio deste ano, o automóvel está assente na plataforma AmpR Small da Ampere, usada também por modelos da Renault. A potência da variante com menor bateria atinge 121 cv, e na outra chega aos 148 cv.
Design
Este Micra tem linhas de um SUV e dimensões que o tornam adequado ao trânsito citadino, com quatro metros de comprimento e uma largura que não chega a 1.800 milímetros. A distância entre eixos é de 2,54 metros.
Há luzes LED, faróis frontais com lente arredondada e jantes de 18 polegadas com três opções diferentes. A Nissan optou por incluir 14 combinações de cores exteriores. Há três níveis de equipamento (Advance, Engage e Evolve).
Por dentro, há diferentes estofos dos bancos conforme a versão, volante de três raios, ecrã de 10,1 polegadas como painel de instrumentos e outro nas mesmas dimensões tátil posicionado ao centro para o infoentretenimento. É possível ajustar o ambiente interior, com 48 cores diferentes.
Ajudas à condução e tecnologia
Quem conduzir o novo Nissan Micra, pode contar com o sistema de assistência Nissan ProPilot. Este inclui cruise control adaptativo, assistência à manutenção na faixa de rodagem e travagem de emergência.
Há, ainda, outros recursos: aviso de saída de faixa de rodagem, prevenção de saída de faixa de rodagem, aviso de ângulo morto, travagem de emergência autónoma, alerta de tráfego cruzado, travagem automática de emergência na traseira, aviso de mudança de faixa e alerta de saída segura para ocupantes.
O Nissan Connect, com serviços Google integrados, é o sistema de multimédia do carro. Permite o controlo por voz de várias funções, tal como planear viagens, para além de gerir chamadas telefónicas e reproduzir música. A ligação a smartphones pode ser feita via Android Auto e Apple CarPlay.
Quanto custa em Portugal?
Já disponível em pré-venda, o novo Nissan Micra chega a Portugal com um preço a partir dos 27.750 euros na variante Engage de 40 kW.
Este sobe para os 29.750 euros na Advance com 40 kW. Já o Nissan Micra de 52 kWh custa 33.250 euros em Advance e 35.250 euros em Evolve.
Segundo o site oficial do fabricante em Portugal, as entregas para quem comprar em pré-venda agora vão acontecer até ao dia 28 de fevereiro.
