A segunda geração do Skoda Kodiaq chegou à polícia da Chéquia, que recentemente entregou 352 exemplares à autoridade. É derivado da versão RS mais desportiva, com diferenças face aos modelos que estão à venda para os demais clientes.
Uma das particularidades destes automóveis para se adequarem às forças de segurança é um ‘modo espião’. Mais não é do que a possibilidade de funcionar sem os faróis acesos, o que é particularmente útil para operações noturnas que exijam mais discrição.
Os carros ficam ao dispor de missões de patrulhamento e de trânsito, estando equipados com motor turbo 2,0 TSI a gasolina com 195 kW de potência (mais de 260 cv). São de tração integral e a caixa é automática DSG.
Os amortecedores adaptativos DCC+ têm uma configuração específica, enquanto as jantes de 18 polegadas também são diferentes do que se encontra de série. De forma a ter acesso rápido ao máximo desempenho, o condutor poderá ativar o modo Sport de forma rápida, ao premir um botão.
Há mais eletrónica nestes Skoda, pelo que também foi incluída uma bateria auxiliar e a capacidade de carregamento foi aprimorada.
E, claro, estes carros estão todos equipados com o material próprio da polícia por dentro e por fora, incluindo os pirilampos no tejadilho e luzes em várias posições (como na grelha frontal ou dentro da porta da bagageira).
O carro tem um martelo de segurança para quebrar janelas, espaço para um rádio, painel de controlo dedicado para as sirenes e barra de luzes e um segundo espelho retrovisor para vigiar pessoas detidas que sigam a bordo.
A bagageira pode assumir configurações distintas conforme as necessidades. Se for para primeira resposta, há um cofre seguro para armas, ao passo que aqueles que estão afetos a patrulhamento de trânsito têm uma estrutura metálica com duas gavetas retráteis que se podem desdobrar e tornar-se numa espécie de escritório. Podem ser usadas, por exemplo, para guardar documentos ou ferramentas.
Na traseira, salta à vista a disposição da fivela do cinto de segurança do lugar para transportar detidos. Posicionada na parte lateral da porta, dispensa o agente da polícia de se inclinar sobre a pessoa e pode ser também segurada no apoio para cabeça do banco do passageiro dianteiro ficando, assim, pré-posicionada.
