A Honda está a ser fortemente afetada pela crise do fornecimento de chips dos últimos meses e vai mesmo ter de parar de produzir durante alguns dias em fábricas da China e do Japão.
De acordo com a Bloomberg, a Guangqi Honda Automobile, uma joint venture na China, vai suspender a produção nas suas três fábricas entre 29 de dezembro e 2 de janeiro.
Já no início do novo ano, a 5 e 6 de janeiro, haverá uma pausa na produção da Honda no Japão – embora não tenham sido especificadas quantas ou quais serão as unidades afetadas.
A escassez global de chips, na sequência do impasse a envolver a Nexperia, tem vindo a afetar os planos de produção de vários fabricantes.
A empresa, propriedade da Wingtech Technology, é uma fornecedora de chips e semicondutores – essenciais para diversas funcionalidades dos automóveis atuais.
Está sediada nos Países Baixos, cujo governo decidiu assumir o controlo da firma em finais de setembro por considerar que existiam riscos de perda de conhecimento essencial ao mudar operações do seu território para a China.
Aquele país asiático respondeu com o congelamento de exportações de chips, mas em novembro a União Europeia e o ministério do Comércio da China chegaram a acordo para retomar parte das exportações – nomeadamente, destinados a aplicações civis.
