Em janeiro, Juan Cruz Yacopini iria disputar o Dakar 2026 em automóveis, ao serviço da Toyota. No entanto, um acidente numa lancha deixou-o em estado grave no hospital.
No sábado passado (20 de dezembro), o construtor emitiu um comunicado no qual confirma “um grave acidente”, enquanto o argentino passava férias com famílias no seu país. O sucedido ocorreu a 19 de dezembro, passada sexta-feira.
Entretanto, a imprensa local avançou com mais detalhes. O site Infobae escreve que Juan Cruz Yacopini sofreu um acidente numa lancha, no qual levou uma forte pancada na cabeça.
Chegou a estar em paragem cardiorrespiratória e sofreu um politraumatismo grave com impacto medular – incluindo a fratura de duas vértebras cervicais.
Atualmente internado num hospital na Argentina, as mais recentes informações médicas falam de “um progresso significativo” e de “sinais animadores“, mas o quadro clínico continua a ser descrito como “delicado“.
Juan Cruz Yacopini está consciente e já respira pelos seus próprios meios, continuando sob observação médica. O “compromisso medular” é “um ponto central” ao qual os especialistas estão atentos.
Quem é Juan Cruz Yacopini?
Atualmente com 26 anos de idade, Juan Cruz Yacopini já regista cinco participações no Dakar, todas na categoria de carros e com uma Toyota Hilux da Overdrive. Em 2026, iria estar pela primeira vez com a Toyota Gazoo Racing.
Os seus melhores resultados foram os sétimos lugares de 2023 e de 2025. Até ao momento, não contabiliza qualquer pódio nem vitória em etapa.
Ao longo deste ano civil, o sul-americano participou em dez provas de todo-o-terreno, com três vitórias e quatro pódios amealhados.
O Dakar 2026 está marcado para 3 a 17 de janeiro, voltando a realizar-se na Arábia Saudita tal como acontece desde 2020. O início e final é em Yanbu, com um prólogo e 13 etapas previstas.
