Sem categoria Dirigente da F1 fala em “ano fenomenal” depois de luta a três até ao fim

Dirigente da F1 fala em “ano fenomenal” depois de luta a três até ao fim


Terminou há pouco mais de duas semanas a temporada de 2025 da Fórmula 1. Pela primeira vez na carreira, Lando Norris foi campeão, levando a melhor numa luta com Max Verstappen (Red Bull) e com o seu colega da McLaren, Oscar Piastri, que se estendeu até à derradeira corrida no GP de Abu Dhabi.

 

Numa coluna para o site oficial do campeonato, o presidente e diretor-executivo da F1, Stefano Domenicali, fez o balanço desta temporada que chegou ao fim com uma luta como há muito não se via.

O dirigente italiano falou de um “ano fenomenal”, com três candidatos ao título que, em diferentes momentos, pareciam ter o maior favoritismo: “Antes da pausa de verão, parecia que Oscar Piastri seria o campeão do mundo. Depois, em outubro, parecia que Lando Norris o ia conseguir. E, depois, a meio de novembro, Max Verstappen estava numa missão e parecia que ia ganhar”.

Stefano Domenicali considera que não faltou entusiasmo ao longo de uma época que também trouxe novos adeptos à modalidade, destacando ainda “novos projetos”, como ‘F1: O Filme’ que estreou em junho.

Jovens pilotos convenceram

Os três pilotos que disputaram o título até ao GP de Abu Dhabi – Lando Norris, Max Verstappen e Oscar Piastri – são relativamente novos, e Stefano Domenicali conta com eles para animarem o campeonato “nos anos vindouros”… tal como a nova geração de pilotos que o convenceu em 2025: “Tivemos um ano incrível para os jovens. Todos mostraram a garra e determinação requeridas para ter sucesso na Fórmula 1″, salientou.

Por outro lado, o dirigente máximo da F1 falou da abordagem para o futuro, garantindo que vão continuar a aparecer “ideias que não são convencionais” e a tentativa de “alcançar uma dimensão que, tradicionalmente, não nasceu para a F1” – mantendo sempre o foco nas corridas.

Sobre 2026, ano em que chegam regulamentos amplamente novos, Stefano Domenicali anteviu: “A hierarquia competitiva estará em aberto. E, no fim de contas, a pista irá mostrar onde estão todas as equipas. Tenho a certeza que a tua classificação na primeira corrida não será a tua classificação no fim do ano, de tão veloz e intensa será a corrida ao desenvolvimento”.

Há novo campeão. Lando Norris fecha ano com chave de ouro e vence Mundial

Na última corrida do ano, um terceiro lugar foi suficiente para que Lando Norris, da McLaren, conquistar o Campeonato do Mundo de Fórmula 1 de 2025, apesar da vitória de Max Verstappen no GP Abu Dhabi.

Davide Rodrigues Araújo | 14:30 – 07/12/2025

Related Post

Generated by Feedzy