Dentro de menos de dois anos, o FAW Group pode ter automóveis de produção com baterias de estado sólido – através da sua marca Hongqi na China.
De referir que o antigo ditador chinês Mao Tsé-Tung foi o grande impulsionador da Hongqi no século XX, criando um veículo de luxo como a sua viatura oficial. O seu primeiro modelo foi o CA72, lançado em 1958 com um desenho baseado num Chrysler de 1955.
Citado no CLS.cn, Jiang Wenhu, vice-presidente do comité de operações da marca Hongqi, disse recentemente: “Até ao fim de 2027, as baterias de estado sólido do FAW serão instalados em sedãs e SUVs topo de gama da Hongqi e entrarão na produção em massa”.
Neste momento, o fabricante já terá feito testes de células de bateria de estado sólido de 66 Ah. O FAW Group fez parceria com 27 organizações no campo do desenvolvimento de baterias de estado sólido.
Entre 2026 e 2027, estas baterias de estado sólido podem passar para a implementação limitada em veículos na China, sendo projetado que em 2027 possam estar preparadas para os clientes. Se o FAW Group conseguir cumprir as suas metas, os automóveis da Hongqi poderão estar entre os primeiros a usar baterias de estado sólido na China.
A tecnologia atual de baterias de estado sólido poderá entrar em produção a pequena escala nos próximos dois anos. Esperam-se densidades energéticas entre 350 e 400 Wh por quilograma em 2030, mas que, com desenvolvimento, no futuro poderão chegar a mais de 500 Wh por quilograma em 2035.
A corrida às baterias de estado sólido
Esta é uma tecnologia que está a receber um forte investimento e exploração por parte da indústria, que as vê como uma potencial solução de futuro.
São baterias mais seguras, capazes de ter uma maior densidade energética, carregamento mais rápido e autonomias consideravelmente maiores por cada carga. O eletrólito líquido das baterias convencionais dá lugar a um eletrólito sólido não inflamável, que também atua como uma barreira física entre o ânodo e o cátodo.
Há estabilidade térmica e química, o que significa que este tipo de baterias são mais seguras e até simplificam os sistemas de gestão térmica. Há também vantagens do ponto de vista da longevidade da bateria, que poderão vir a durar muitos milhares de quilómetros conservando grande parte do seu desempenho original.
