Espanha vai ter um novo dispositivo de sinalização de segurança obrigatório nos automóveis a partir de 1 de janeiro – a baliza V-16, ou Help Flash. O triângulo clássico, por seu turno, ficará obsoleto.
Este dispositivo estará ligado ao sistema da Direção-Geral de Trânsito espanhola, para que seja possível alertar as autoridades e pré-sinalizar situações de emergência aos demais utentes da via (por exemplo, através de aplicações de navegação ou dos painéis de mensagens nas vias).
Pode ser colocado no tejadilho a partir do interior do carro, sem necessidade de sair da viatura – o que diminui os riscos associados a ter de sair de um veículo. É um dispositivo luminoso intermitente, que é visível até 1 km de distância.
Apesar de o triângulo deixar de ser obrigatório, também não será proibido: “Se quiseres ter um triângulo, sair do carro e colocá-lo, é um direito teu”, disse o diretor da DGT, Pero Navarro, à Telecinco.
E os veículos estrangeiros?
Help Flash pode ser montado a partir do interior do veículo© Shutterstock
Em Portugal, a baliza V-16 nem é obrigatória, nem comum. Não se preocupe na hora de ir a Espanha: o triângulo de sinalização continua a ser válido para viaturas que não são matriculadas naquele país, já que esta é uma regra nacional que não pode ser imposta a veículos estrangeiros.
De facto, atualmente o V16 só é obrigatório em Espanha, enquanto o triângulo continua a ser o objeto requerido para sinalizar avarias ou incidentes em Portugal e na generalidade dos países.
Do mesmo modo, os condutores de automóveis espanhóis que se desloquem a Portugal poderão usar apenas a baliza V-16, apesar de não ter disponível as suas funcionalidades conectadas. E também é possível usar o Help Flash num veículo com matrícula portuguesa nas estradas nacionais, embora não substitua o triângulo obrigatório.
A Convenção de Viena sobre Tráfego Rodoviário fala do assunto dos dispositivos de sinalização obrigatórios, admitindo o uso de dispositivo com igual eficácia “imposto pela legislação do país em que o veículo está matriculado”.
