Dezembro trouxe um presente de Natal antecipado para os adeptos portugueses de Fórmula 1, com o anúncio do regresso do GP de Portugal ao calendário em 2027 e 2028.
Será um novo capítulo num ‘livro de história’ que começou em 1958, logo na primeira década da categoria rainha – embora a edição inaugural do evento remonte a 1951.
O GP de Portugal estreou-se em 1951 sem contar para o campeonato do mundo de Fórmula 1, com sportscar na grelha. O vencedor foi português: Casimiro de Oliveira, ao volante de um Ferrari 340 America Berlinetta Vignale.
O evento realizou-se anualmente de forma consecutiva até 1955, com quatro vitórias Ferrari e uma da Maserati, atraindo até pilotos de F1 – como José Froilán González e Jean Behra, vencedores em 1954 e 1955, respetivamente. Neste período, o Circuito da Boavista (Porto) recebeu quatro edições, enquanto a outra foi em Monsanto (Lisboa), em 1954.
Após uma pausa em 1956, o GP de Portugal voltou em 1957 no circuito de Monsanto, com um nome sonante a levar de vencida: Juan Manuel Fangio, num Maserati 300S. Na altura, o argentino já era quatro vezes campeão do mundo de Fórmula 1 (estava a caminho da quinta conquista).
F1 chegou em 1958
A primeira vez que o GP de Portugal integrou o calendário oficial da Fórmula 1 foi em 1958, na Boavista. Stirling Moss, em Vanwall, levou de vencida, repetindo a vitória no ano seguinte em Monsanto ao volante de um Cooper. A primeira passagem da classe máxima por Portugal terminou em 1960 na Boavista, com triunfo de Jack Brabham num Cooper.
Depois de um interregno de 1961 a 1963, o GP de Portugal teve três edições entre 1964 e 1966 no circuito de Cascais – no primeiro ano com sportscar e nos dois seguintes com monolugares de Fórmula 3. Seguiu-se um hiato de 1967 a 1983.
O período áureo no Estoril
GP de Portugal de 1985, à chuva. Em primeiro, Ayrton Senna© Paul-Henri Cahier/Getty Images
Inaugurado há pouco mais de uma década na altura, o Autódromo Fernanda Pires da Silva (vulgarmente conhecido por Circuito do Estoril) foi palco do regresso da Fórmula 1 a Portugal em 1984. E ficou no calendário até 1996 – muitas vezes na fase final da época.
Foi o período mais rico da história do GP de Portugal, durante o qual se assistiram a momentos marcantes como a primeira vitória da carreira de Ayrton Senna em 1985 ou à conquista do terceiro título da carreira de Niki Lauda um ano antes – numa corrida que até foi ganha por Alain Prost.
Uma imagem para a história
Senna, Prost, Mansell e Piquet numa imagem que marcou a história da F1© Dominique Faget / AFP via Getty Images
Foi também no Estoril que foi captada uma das fotografias icónicas da história da F1, que juntou lado a lado Ayrton Senna, Alain Prost, Nigel Mansell e Nelson Piquet (por esta ordem, da esquerda para a direita), sentados no muro das boxes. Corria o ano de 1986, em que Mansell venceu a prova.
Igualmente em Portugal, mas em 1995, David Coulthard conquistou uma vitória na F1 pela primeira vez. Esse viria a ser o penúltimo ano do Estoril no calendário, antes de Jacques Villeneuve vencer em 1996.
O GP de Portugal chegou a estar planeado para 1997 e para 1998, mas foi cancelado em ambas as ocasiões. A gestão do circuito estava longe dos seus melhores dias e, além disso, eram necessárias obras que não foram concretizadas em tempo útil.
O regresso no Algarve (graças à pandemia)
A inauguração do Autódromo Internacional do Algarve nos arredores de Portimão, em 2008, trouxe a esperança do regresso da Fórmula 1 a Portugal. E até recebeu testes no ano seguinte, bem como uma prova da antiga GP2 Series (que levou a uma dívida para com a organização da Fórmula 1). Mas aquele que é considerado um traçado particularmente desafiante passou por uma crise que quase o levou à falência.
Depois de recuperado, em 2020 a pandemia da Covid-19 trouxe a oportunidade para o GP de Portugal voltar. No contexto de um calendário com muitos cancelamentos de eventos originalmente agendados, a pista algarvia perfilou-se como uma das alternativas para compor o programa.
Assim, em julho de 2020 foi anunciada a realização do GP de Portugal de 23 a 25 de outubro, sendo de novo uma das soluções de recurso no ano seguinte. A época de 2021 foi a última em que Portugal esteve no calendário, com a prova realizada de 30 de abril a 2 de maio.
Nestas últimas duas edições, a vitória sorriu a Lewis Hamilton, em ambos os casos ao volante de um Mercedes. Foi o britânico a fazer aquela que é a volta mais rápida de sempre no Autódromo Internacional do Algarve até hoje: 1m15,484 segundos, que lhe deu a pole position em 2021. A volta recorde em corrida também pertence a Hamilton (1m18,750 segundos, em 2020).
Agora, está em perspetiva o tão aguardado regresso do GP de Portugal de Fórmula 1 em 2027, com estadia prevista, pelo menos, até ao fim de 2028. Serão novos monolugares, alguns pilotos novos e até fabricantes que nunca competiram em Portugal. Mas também existirão caras que já por cá estiveram em 2021 e voltarão a fazer-se ao asfalto algarvio.
Os vencedores do GP de Portugal
Contando apenas com a Fórmula 1, o GP de Portugal teve, até hoje, apenas 12 vencedores diferentes – quatro deles, repetentes.
Alain Prost e Nigel Mansell, com três triunfos cada, lideram a lista, seguidos de Lewis Hamilton e de Stirling Moss com duas vitórias. No que a fabricantes diz respeito, a Williams lidera com seis êxitos, o dobro da McLaren. Depois, surgem a Cooper, Ferrari e Mercedes com dois cada.
Para além dos que repetiram vitórias, também venceram corridas de Fórmula 1 em Portugal Ayrton Senna, Damon Hill, David Coulthard, Gerhard Berger, Jack Brabham, Jacques Villeneuve, Michael Schumacher e Riccardo Patrese.
Alargando a toda a história do GP de Portugal, mesmo quando não fez parte da Fórmula 1, há dois vencedores nacionais (Casimiro de Oliveira em 1951 e José Nogueira Pinto em 1953), enquanto o registo da Ferrari melhora para sete triunfos. A lista inclui, ainda, uma outra vitória de um carro da Cooper, assim como de modelos da Brabham e da Maserati.
Na galeria de topo, pode ver algumas das imagens da história do GP de Portugal.
