A Drivecenter Arena, na Suécia, foi palco de um novo recorde de volta de inverno do Bentley Flying Spur Speed. A pista esteve coberta por 30 centímetros de gelo e neve.
Com 3,3 quilómetros de extensão, o automóvel de luxo conseguiu completar a melhor volta em 2m58 segundos. A velocidade mais alta registada foi de 193 km/h. Nunca um outro carro tinha sido tão veloz neste circuito em condições de inverno. O Bentley conseguiu, ainda, fazer outras voltas abaixo dos três minutos.
A agilidade necessária para este feito foi possível também graças à tração integral e ao sistema de rodas traseiras direcionais.
Esta não é a primeira vez que a Bentley se aventura na tentativa de bater recordes no gelo. São disso exemplo o recorde de resistência de uma hora do Turbo R em 1986 ou dos recordes de velocidade em gelo conquistados em 2007 e 2011.
Bentley Flying Spur Speed com mais de 780 cv
O Bentley Flying Spur Speed conta com uma motorização híbrida que combina motor de combustão biturbo V8 4,0 litros e motor elétrico de 190 cv. A transmissão é automática de dupla embraiagem.
O motor de combustão sozinho debita 600 cv, mas com o modo Sport sente-se toda a potência combinada de 782 cv. O binário é de 1.000 Nm. Em modo 100 por cento elétrico (utilizável a velocidades de até 140 km/h) a potência desce para 190 cv e o binário fica-se pelos 450 Nm sendo a autonomia da bateria de 25,9 kWh suficiente para fazer 76 km. No entanto, a autonomia combinada da motorização situa-se em 829 km.
Estes Bentley têm chassis ativo (Performance Active Chassis), Dynamic Ride and All-Wheel Steering e diferencial de deslizamento limitado controlado por via eletrónica. O ESC permite ao condutor optar entre diferentes estilos de condução.
