Os mecanismos das portas voltam a estar na ordem do dia, com uma investigação lançada na terça-feira (23 de dezembro) pelo regulador dos Estados Unidos da América sobre o Tesla Model 3.
A Administração Nacional de Tráfego e Segurança Rodoviária (NHTSA) indica que os controlos de abertura de emergência podem não ser facilmente acessíveis ou identificáveis. Em causa, estão cerca de 179 mil viaturas produzidas do ano de modelo 2022.
O Departamento de Investigação de Defeitos explica que recebeu queixas sobre a abertura mecânica das portas “estar escondida, não identificada e num local não intuitivo para ser operada durante uma situação de emergência”. Ainda não há uma reação oficial da Tesla.
Os carros da empresa liderada por Elon Musk são altamente tecnológicos, sendo que a abertura das portas é feita essencialmente por meios eletrónicos – incluindo puxadores de portas retráteis na carroçaria. Por dentro, a abertura é feita através de um botão, e não de puxadores convencionais.
Ainda assim, há um sistema de abertura manual, prevendo contextos de falhas de energia ou de emergências. Porém, há muito que levantam dúvidas por causa do seu posicionamento e visibilidade, em especial nas portas traseiras.
Puxadores das portas geram preocupação
Nos últimos meses, os puxadores das portas dos Tesla têm estado debaixo dos holofotes pelas piores razões. Estão a ser investigados pela NHTSA dos Estados Unidos da América – que aponta para 174 mil exemplares do Model Y com possíveis falhas nos puxadores eletrónicos, que os deixaram inoperacionais.
A Bloomberg escreve que, ao longo da última década, existiram pelo menos 15 óbitos em acidentes nos quais a funcionalidade das portas teve preponderância para o desfecho.
[Notícia atualizada às 12h29]
