Os concessionários da Xiaomi na China receberam um bónus significativo pelos resultados que a empresa teve este ano no setor automóvel.
Segundo o Car News China, que cita fontes por dentro do assunto, estes prémios servem para mostrar gratidão pelo trabalho realizado. A dotação foi de 100 milhões de yuan (cerca de 12 milhões de euros à taxa de câmbio atual).
Os espaços que abriram no ano passado tiveram acesso a 100.000 yuan (12 mil euros) cada, enquanto os estabelecimentos inaugurados em 2025 até 15 de dezembro receberam 500.000 yuan cada (60,4 mil euros).
Este benefício extraordinário surge num contexto de rápida expansão dos canais de venda da Xiaomi, que tem vindo a crescer gradualmente em vendas – apesar de ainda ter uma gama pouco diversificada. No fim de novembro, já tinha 441 concessionários em 131 cidades chinesas.
Em novembro passado, a tecnológica anunciou a produção do seu carro número 500 mil, cerca de um ano e sete meses depois de começar a produção e as vendas.
Os planos da Xiaomi para os próximos anos são de continuar a crescer, inclusive para fora da China. Está prevista para 2027 a entrada no mercado europeu.
O pioneiro da Xiaomi foi o sedã SU7, ao qual se juntou o SUV YU7 este ano. Ambos os modelos são totalmente elétricos, ao contrário do YU9 – um SUV planeado como veículo elétrico com extensor de autonomia (EREV).
