É inédito ao nível mundial. A China avança para um padrão obrigatório de consumo de energia para os veículos elétricos – que avançará já em 2026 e impõe um limite máximo.
O site IT Home, que cita a televisão estatal chinesa (CCTV News), adianta que as normas estabelecem limites obrigatórios de consumo de eletricidade consoante o peso e características técnicas da viatura. Também são propostos indicadores que refletem as variações de consumo consoante os cenários de utilização e os recursos técnicos.
Por exemplo: um automóvel de passageiros com um peso de até cerca de duas toneladas (em ordem de marcha) só vai poder consumir até 15,1 kWh de energia por cada 100 quilómetros. As autoridades chinesas acreditam que automóveis com uma bateria da mesma capacidade poderão ver a autonomia crescer em cerca de sete por cento depois das atualizações.
Os limites não foram definidos ao acaso, mas sim tendo em conta os consumos dos atuais carros elétricos de passageiros, bem como o potencial das tecnologias, custos e desempenhos.
A exigência regulamentar sobe. Conta o IT Home que os limites são cerca de 11 por cento mais rigorosos do que na versão anterior.
Os padrões de consumo também ficarão associados diretamente a incentivos fiscais de aquisição, tendo de cumprir os limites estabelecidos para serem isentos de impostos. E isto inclui os modelos já listados atualmente para isenção, que podem ser retirados se não cumprirem com as novas regras.
