A Dutch Masters Collections é uma das mais recentes apostas da Bentley. Consiste em três carros únicos, que homenageiam os mestres da pintura neerlandesa Johannes Vermeer, Rembrandt van Rijn e Vincenct van Gogh.
Revelados no Museu Estatal Neerlandês (Rijksmuseum) perante mais de 200 convidados, têm o toque da Mulliner e são todos Continental GT – embora de variantes diferentes.
Rembrandt
O Continental GT de homenagem a Rembrandt é um Convertible na cor Midnight Emerald. Faz referência a ‘Ronda da Noite’, uma das obras-primas mais famosas dos Países Baixos – cuja figura central é o capitão Frans Banninck Cocq.
Por dentro, a faixa vermelha do retratado é replicada em detalhes a couro vermelho Hotspur. A cor do casaco do tenente Willem van Ruytenburch inspirou o tom principal em Magnolia, ao passo que o verde Cumbrian marca contrastes. O painel e as faixas laterais correspondem com esse verde, sendo que as saídas de ar têm um toque dourado.
A luz de boas-vindas ao abrir as portas inclui uma animação de uma pena – que remete para a pluma no chapéu do tenente do quadro. O mesmo motivo é replicado nos painéis das portas. Nas soleiras encontra-se a placa alusiva à coleção – que também está nos guarda-lamas frontais.
Johannes Verneer
O Continental GT de tributo a Johannes Verneer teve como ponto de partida os seus azuis e amarelos. A cor Sapphire acetinada marca o acabamento do automóvel que, por dentro, tem um tejadilho panorâmico e uma combinação cromática de Beluga e azul Ocean, havendo também elementos em amarelo Citric.
O cordão dos bancos contrasta em azul Klein, ao passo que os painéis das portas e a animação da luz de boas-vindas remetem para as nuvens do quadro ‘A Pequena Rua’, de 1658. As longarinas e o painel estão em preto Piano Black.
Vincent van Gogh
Um dos pintores neerlandeses mais célebres é o pós-impressionista Vincent van Gogh. O Continental GT homenageia-o na coleção Dutch Masters vestindo uma cor Dark Sapphire com detalhes em amarelo Khamun. A inspiração veio da famosa obra-de-arte ‘A Noite Estrelada’.
A animação luminosa de boas-vindas replica o céu estrelado e a lua amarela. O acabamento interior duplo inclui folheado em Piano Linen no painel e nas longarinas, para além de haver uma faixa em Dark Sapphire que combina com o exterior. O amarelo Indian faz referência às estrelas no céu. Há emblemas da Bentley bordados e costuras contrastantes, tal como entradas de ar em dourado e consola central em madeira de nogueira.
