Os automóveis da Tesla têm puxadores de portas eletrónicos que, por vezes, podem ficar inoperacionais – particularmente em situações de emergência, quando não há energia elétrica fornecida.
Recentemente, a Bloomberg investigou o caso e concluiu que existiram pelo menos 15 mortes em acidentes ocorridos na última década nos quais os ocupantes ou as equipas de socorro não foram capazes de abrir a porta de um veículo da Tesla e este incendiou.
Aquele órgão salienta que o número está a aumentar, sendo que metade das fatalidades ocorreram desde novembro do ano passado – ou seja, num espaço de cerca de um ano.
Nota a Bloomberg que não existem dados oficiais sólidos sobre pessoas que ficaram presas dentro de veículos devido às portas ficarem inoperacionais e perderam a vida. E, embora a Tesla não seja o único fabricante com problemas com este tipo de portas, é aquele que concentra o maior número de queixas.
Os puxadores das portas dos carros elétricos do fabricante liderado por Elon Musk são embutidos nas portas e de acionamento elétrico. A Administração Nacional de Segurança Rodoviária (NHTSA) dos Estados Unidos da América lançou, em setembro, uma investigação a um possível defeito em centenas de milhar de Model Y. Há mecanismos de emergência por dentro (onde normalmente são abertas por via de um botão de acionamento elétrico), mas podem ser de difícil acesso e pouco intuitivos para os ocupantes.
Em setembro, o diretor de design da empresa garantiu que o conceito seria revisto, de modo a dotar as portas de um mecanismo de abertura manual. Já este mês, a Tesla garantiu que as portas vão abrir-se automaticamente caso seja detetado um acidente grave – embora possa não estar disponível em todos os modelos e regiões.
