Sem categoria Carta só para elétricos em menos tempo e mais barata? A proposta francesa

Carta só para elétricos em menos tempo e mais barata? A proposta francesa


Atualmente, os carros elétricos requerem a mesma carta de condução exigível para todos os outros veículos de categoria B. Mas, em França, uma associação quer mudar isso.

 

A União Francesa de Eletricidade (UFE) propõe, segundo o Le Figaro, uma carta de condução com curso específico para carros elétricos – que são mais fáceis de conduzir.

Por isso mesmo, é proposto menos tempo de formação, 13 horas – o mínimo obrigatório em França é de 20 horas, enquanto em Portugal são necessárias 32 horas de aulas práticas e 28 de aulas teóricas.

E esta redução das horas de aprendizagem levaria também a um preço mais baixo – sendo que em França o preço médio de uma carta de condução é superior a 1.800 euros.

São, igualmente, sugeridos conteúdos formativos específicos, como ao nível de condução ecológica, carregamento e gestão da autonomia.

Bénédicte Genthon, diretor geral da UFE, explicou à TF1, citado no Le Figaro que até há vantagens para as escolas de condução, uma vez que automóveis elétricos representam menos despesas. E é proposto um apoio financeiro às escolas, como empréstimos sem juros para a aquisição ou aluguer das viaturas.

No entender do responsável, uma carta de condução específica para elétricos “responde a uma necessidade de ter cartas de condução mais acessíveis e de facilitar a transição da carta elétrica para um veículo elétrico”.

Prós e contras

Poder tirar uma carta de condução menos demorada e mais acessível do ponto de vista monetário só para elétricos poderia não só incentivar à transição para este tipo de motorizações. Para além disso, formaria condutores com especificidades que não se encontram com motores convencionais.

Seria, igualmente, um atrativo para as escolas – que poderiam ter um novo tipo de formandos e aceder a uma frota 100 por cento elétrica, com veículos mais baratos e eventuais incentivos.

No entanto, quem optasse por este tipo de licença ficaria impedido de conduzir a maioria dos automóveis que ainda circulam nas estradas. E já está prevista a possibilidade de obter uma carta limitada a automóveis com caixa automática (prevista na tabela de restrições da União Europeia).

Tirou a carta há menos de três anos? Pode perdê-la com uma única infração

Nos primeiros três anos depois de obter a carta de condução, um novo condutor fica sujeito ao regime probatório. E, durante esse período, vigoram normas diferentes, podendo até haver cancelamento da carta em caso de contraordenações mais graves.

Bernardo Matias | 12:59 – 13/11/2025

Related Post

Generated by Feedzy