Um dos fabricantes automóveis que está na vanguarda no que toca à segurança é a Volvo Cars. Muitos detalhes contam, inclusive o tipo de letra utilizado na interface do utilizador.
O construtor sueco anunciou uma colaboração com o estúdio Dalton Maag para criar uma fonte personalizada, que foi pensada para ser de leitura rápida e fácil – a Volvo Centum. O nome remete para o centenário da Volvo, que será assinalado em 2027.
Matthew Hall, diretor criativo de UX da Volvo Cars, explicou ao site da empresa: “Todos os detalhes na nossa interface são uma oportunidade para apoiar uma condução mais segura. A tipografia é uma das ferramentas mais potentes que temos e, ainda assim, desvalorizada“.
Este tipo de letra, incluindo o seu espaçamento, está pensado para “reduzir o ruído visual e deixar os condutores focarem-se no que importa”. Tem suporte para 35 idiomas, incluindo de caracteres de alfabetos complexos como Japonês, Árabe ou Mandarim. Também funciona em todas as plataformas e condições de condução.
Estreia no Volvo EX60
O Volvo EX60 – SUV de tamanho médio 100 por cento elétrico que chegará ao mercado em 2026 – marcará a estreia do tipo de letra Volvo Centum. Depois, será alargado a outros modelos e pontos de contacto.
