O ano de 2025 está a chegar ao fim e, numa altura de balanços, recordamos aquilo que os nossos leitores mais leram sobre o setor automóvel desde janeiro.
Preocupações com a qualidade dos carros
O ano começou com uma preocupação aparente pela qualidade dos automóveis, com os leitores a quererem saber qual foi o carro com a pior classificação de segurança em 2024. Este foi o Suzuki Swift, com apenas uma estrela (numa escala de cinco).
Mas também a adulteração da quilometragem de carros vendidos em Portugal concentrou preocupações: os da Peugeot, da Volkswagen e os da Porsche lideraram, indica um estudo da carVertical que noticiámos em janeiro último.
Em fevereiro, as pessoas quiseram saber sobre a mudança de pneus do carro, havendo uma recomendação para quem só compra dois pneus novos: montá-los no eixo traseiro, embora seja mais indicado mudar os quatro.
Meses depois, no verão, as atenções viraram-se para a Tesla e para um caso noticiado nos Estados Unidos da América – em que dois grupos de condutores iriam avançar com uma ação judicial coletiva contra o fabricante devido à incapacidade de os automóveis cumprirem as valências de condução totalmente autónoma anunciada.
Multas e infrações
Ao longo deste ano, também registámos entre os mais lidos artigos relativos a potenciais multas. Por um lado, os leitores quiseram saber quantos dias é que um carro pode ficar estacionado no mesmo local (30 dias). Por outro, procuraram saber se o excesso de velocidade nos pórticos de Via Verde pode dar multa – e nós esclarecemos que a Via Verde não tem radares instalados, mas nada impede as autoridades de lá os colocarem, como em qualquer outro lado.
O acidente de Diogo Jota
O início de julho ficou marcado pelo trágico acidente que tirou a vida a Diogo Jota e ao seu irmão André Silva, em Espanha. O Auto ao Minuto procurou saber qual foi o modelo envolvido, naquele que acabou por ser um dos artigos mais procurados. Os futebolistas seguiam num Lamborghini Huracán verde com mais de 600 cv de potência debitados por um motor V10.
Desporto motorizado
Também o desporto motorizado esteve entre os assuntos sobre os quais os leitores do Notícias ao Minuto quiseram ficar informados.
No MotoGP, com Miguel Oliveira de saída, há um novo português a querer seguir os passos do piloto de Almada – Afonso Almeida, que em 2026 se estreia na Rookies Cup, que funciona como uma porta de entrada no paddock.
O primeiro título de Fórmula 1 de Lando Norris, que o britânico alcançou em dezembro, também suscitou grande interesse – em particular, ao ter recebido as felicitações de Harry Kane, de quem é confesso admirador.
Tendências de mercado
A evolução do mercado automóvel também foi muito consultada pelos leitores, destacando-se em particular entre os mais lidos um artigo sobre uma tendência detetada por um estudo da Ernst & Young divulgado no início de dezembro.
O relatório mostrou que há um recrudescimento da popularidade dos automóveis com motores de combustão – com metade dos compradores a planearem adquirir um veículo com essas características nos próximos dois anos. Os híbridos também recuperaram. Por outro lado, a pretensão de comprar modelos 100% elétricos recuou 10% – o que mostra que ainda há uma certa resistência em fazer uma transição para estas motorizações.
Eis as 10 notícias de Auto mais lidas de 2025:
O carro com a pior classificação de segurança em 2024
Atenção ao comprar estes carros. São dos mais adulterados no país
Quando compra só dois pneus novos há algo que deve fazer sempre
Quantos dias pode um carro ficar estacionado no mesmo local?
Lamborghini Huracán: Este seria o carro onde seguia Diogo Jota
Há multas por excesso de velocidade na Via Verde?
Clientes sentem-se enganados pela Tesla e avançam com ação coletiva
Oliveira está de saída, mas um português avança na ‘escada’ até ao MotoGP
Lando Norris congratulado pelo seu “futebolista favorito” após título
Carros de combustão recuperam popularidade, elétricos em queda
