Sem categoria STOP junto a semáforo verde. Sabe como agir?

STOP junto a semáforo verde. Sabe como agir?


Poderá já ter reparado que, em algumas vias, há sinais de STOP e semáforos juntos – em cima, pouco antes ou pouco depois da sinalização luminosa. Terá de parar no STOP com o semáforo adjacente verde? Esclarecemos esta dúvida, que pode estar presente sobretudo em condutores mais inexperientes.

 

O Código da Estrada é claro no artigo 7.º, sobre a hierarquia da sinalização: os semáforos (sinais luminosos) têm prioridade sobre os verticais e marcas no piso (ambas indicam os STOP).

Assim, se o semáforo estiver verde, pode avançar. Do igual modo, deve parar perante as luzes amarelas e vermelhas do mesmo.

Então, para que serve o STOP no mesmo local? A sinalização não é, necessariamente, redundante: terá de respeitar a paragem nesse sinal vertical e nas marcas rodoviárias correspondentes caso o semáforo esteja amarelo intermitente ou desligado – seja qual for o motivo da desativação.

Casos excecionais

Há situações em que nem o STOP, nem o semáforo, podem ter prioridade. Desde logo, as ordens dos agentes prevalecem sobre qualquer sinalização ou regra de trânsito.

Por outro lado, as prescrições de sinalização temporária e/ou de sinalização de mensagem variável também estão acima dos restantes sinais na hierarquia definida pelo Código da Estrada.

Tirou a carta há menos de três anos? Pode perdê-la com uma única infração

Nos primeiros três anos depois de obter a carta de condução, um novo condutor fica sujeito ao regime probatório. E, durante esse período, vigoram normas diferentes, podendo até haver cancelamento da carta em caso de contraordenações mais graves.

Bernardo Matias | 12:59 – 13/11/2025

Related Post

Generated by Feedzy