Em 2025, as vendas da Tesla caíram a pique em diversos mercados – o que se explica por vários fatores, incluindo a passagem do seu líder pela política ao lado de Donald Trump ou pelo envelhecimento de uma oferta que não tem reais novidades há vários anos.
Ainda assim, o diretor-executivo do construtor, Elon Musk, fez uma reivindicação sobre um marco de mercado nas redes sociais: “O Tesla Model Y é, agora, oficialmente o carro que melhor vende no mundo pelo terceiro ano consecutivo“, escreveu na rede social X.
No entanto, a realidade pode ser diferente. O site Electrek foi fazer as contas a dados de diversas fontes, que sugerem que o carro americano 100 por cento elétrico pode ter perdido para dois rivais.
Essa análise – que tem por base os números até ao fim de setembro e as estimativas para o quarto trimestre de 2025 – indica que o Model Y terá ficado em terceiro lugar global, com 1,03 milhões de unidades vendidas. O Toyota Corolla terá algo como 1,08 milhões e o Toyota RAV 4 poderá totalizar 1,2 milhões.
Elon Musk falou do terceiro ano consecutivo de liderança. Mas, segundo a empresa especializada em valorização e pesquisa Kelly Blue Book, o Tesla Model Y nem terá liderado de todo em 2024 – com os números a indicarem que o carro mais vendido do mundo nesse ano foi o Toyota RAV 4, destronando o automóvel americano por uma curta margem (inferior a 3.000 exemplares).
Tesla Model Y is now officially the world’s best-selling car for the third year in a row!
— Elon Musk (@elonmusk) December 30, 2025
