Um dos super SUV mais imponentes do mercado é o Mercedes-AMG G 63, pleno de capacidades off-road. Comprá-lo não é algo que todas as carteiras possam fazer (o preço supera em muito os 200 mil euros), e o youtuber português Tiagovski revelou que os custos de manutenção são igualmente impressionantes.
O criador de conteúdo anunciou a compra deste carro na versão de 2024 (e com Pack Night) no final de outubro, pelo que ainda só o tem há pouco mais de dois meses. Mas tem uma estimativa de quanto lhe irá custar andar no mesmo.
Num vídeo que publicou no Youtube pouco antes do Natal, Tiagovski revelou que teve de abastecer com mais de 166 euros de combustível (gasolina 98) para recuperar cerca de 500 km de autonomia.
Mas esta é uma pequena parte das despesas que o youtuber prevê ter ao longo de um ano com o Mercedes-AMG G63.
As contas estimadas que fez apontam para 9.600 euros e, acrescentando seguro contra todos os riscos, revisão, impostos e combustível, a verba pode ascender a 16.600 euros anuais para manter o carro.
Este carro alemão é um sonho de Tiagovski, que garantiu: “Ainda é puxadinho, sem dúvida alguma, mas eu não me arrependo nada deste carro para ‘daily’ (uso no dia-a-dia)”, disse.
O Mercedes-AMG G 63 em resumo
Este SUV tem uma motorização híbrida com motor V8 biturbo de 3.982 centímetros cúbicos, cuja potência atinge 585 cv. O binário é de 850 Nm. A parte elétrica disponibiliza 20 cv de potência.
De tração integral, atinge os 220 km/h e acelera dos 0 aos 100 km/h em 4,4 segundos. A transmissão consiste numa caixa automática AMG Speedshift TCT 9G.
As dimensões são consideráveis: 4.873 milímetros de comprimento, 2.187 milímetros de largura e 1.976 milímetros de altura, sendo que só a bagageira tem 640 litros de capacidade. O depósito pode levar até 100 litros de gasolina.
A Mercedes-AMG sublinha que este G 63 deve ‘beber’ gasolina 98, anunciando consumos combinados de 14,8 litros por cada 100 quilómetros. A suspensão é adaptativa, no caso da unidade de Tiagovski.
Em termos de design, tem uma grelha do radiador específica, um sistema de escapes com saídas laterais, extensões dos arcos das rodas e entradas de ar de grandes dimensões. O capot tem um emblema específico AMG e as jantes são em liga leve.
Opcionalmente, pode ser encomendado o pacote exterior em fibra de carbono, que acrescenta este material em alguns componentes – como a proteção inferior do para-choques.
Por dentro, há um sistema de som surround Burmester, teto de abrir, embaladeiras iluminadas, volante AMG Peformance em pele Nappa e painel de instrumentos AMG.
É possível usufruir do AMG Dynamic Select, carregador wireless para smartphone, do sistema de multimédia MBUX, realidade aumentada, para além de diversos sistemas de apoio à condução – como faixa de rodagem, assistente ativo de estacionamento com Parktronic, ângulo morto, saída de emergência, assistente ativo de limitação de velocidade, entre outros.
O Mercedes-AMG G 63 tem ligação a smartphones via Android Auto e Apple CarPlay e, opcionalmente, dois ecrãs de 12,3 polegadas – um central e outro que substitui os botões analógicos convencionais. O painel de instrumentos é digital.
O preço? Atualmente, este modelo encontra-se à venda no site oficial da Mercedes em Portugal a partir dos 267.900 euros.
