Foi apresentado este fim de semana o interior do novo Volkswagen ID. Polo. Este tem uma nova proposta de design, ao mesmo tempo que não esquece a história da marca alemã.
O fabricante de Wolfsburgo aposta em controlos intuitivos, fazendo regressar em força os botões físicos, ao mesmo tempo que introduz uma nova geração de software, acompanhando a nova linguagem de design Pure Positive.
A modernidade conjuga-se com o clássico: há um modo do painel de instrumentos com um desenho que faz lembrar o quadrante do primeiro Golf. Este pode ser selecionado quer através de um botão no volante, quer através do ecrã central do sistema de infoentretenimento.
O interior conta com superfícies cobertas com tecidos, incluindo nas portas e no painel, prometendo um “ambiente acolhedor e amistoso”. A Volkswagen pretende que tudo seja mais intuitivo para o utilizador, anunciando quatro pontos chave no design do habitáculo.
São eles a informação clara e as estruturas organizadas dos menus, o regresso a mais abundância de botões físicos “para funções diretas”, o volante multifunções e a “adoção de padrões de operação familiares da Volkswagen”.
O que esperar do interior do novo VW ID. Polo?
Por dentro do novo VW ID. Polo© Volkswagen AG
Com lançamento previsto para uma fase posterior deste ano, a versão de produção final do novo Volkswagen ID. Polo terá dois grandes ecrãs dispostos numa única linha de visão.
Para a instrumentação, há um ecrã diagonal de 10,25 polegadas atrás do volante, enquanto o infoentretenimento assenta num ecrã central tátil de alta resolução quase 13 polegadas. Este está também facilmente acessível ao passageiro da frente.
Há botões separados para os quatro piscas e para o sistema de climatização, colocados numa faixa abaixo do ecrã central. Na consola central, entre a bandeja para smartphones e os suportes para copos, encontra-se um botão rotativo para controlar o volume e faixa reproduzida no sistema de áudio – pensado para o condutor e para o passageiro.
A direção é controlada a partir de um novo volante multifunções, com botões dispostos de forma clara. A faixa de luzes ID.Light é incluída numa versão atualizada, estendendo-se à largura do painel de instrumentos na base do para-brisas. Além disso, estará pela primeira vez nas portas dianteiras.
Andreas Mindt, diretor de design do fabricante germânico, afirmou em comunicado: “Criámos um interior que parece um amigo desde o primeiro contacto. Botões físicos claros dão estabilidade e confiança, materiais acolhedores tornam-no apelativo e detalhes charmosos como a nova apresentação retro dos instrumentos mostram o toque típico da Volkswagen. Tudo isto torna o ID. Polo num carro compacto com um grande coração”.
Como será o novo ID. Polo?
A Volkswagen deixa de lado a numeração e recupera nomes marcantes para dar nome aos seus automóveis totalmente elétricos, numa estratégia que começa com o novo ID. Polo.
Este estará assente na plataforma Modular Electric Drive Matrix (MEB+), com três níveis de potência (116 cv, 135 cv e 211 cv) e bateria de fosfato de ferro-lítio que pode ser de 37 kWh ou de 52 kWh – versão na qual a autonomia pode chegar aos 450 km. Depois, haverá a variante GTI de 226 cv.
De dimensões compactas, mede 4.053 milímetros de comprimento, 1.816 milímetros de largura e 1.530 milímetros de altura. A distância entre eixos é de 2.600 milímetros e a bagageira transporta até 435 litros.
Sem data concreta anunciada, o novo Volkswagen ID. Polo deverá ser apresentado oficialmente na primavera. Esperam-se preços a rondar os 25 mil euros.
Na galeria de topo, pode ver mais imagens do cockpit do novo carro.
