Sem categoria Dakar 2026: Al-Attiyah assume liderança num dia com top 5 português

Dakar 2026: Al-Attiyah assume liderança num dia com top 5 português


Nasser Al-Attiyah é o novo líder do Dakar 2026 em automóveis. A segunda etapa realizou-se esta segunda-feira (5 de janeiro), com triunfo de Seth Quintero e um top cinco dos portugueses João Ferreira e Filipe Palmeiro. O percurso ligou Yanbu a AlUla, num total de 400 km cronometrados.

 

Aos comandos de um Toyota e com Andrew Short no posto de co-piloto, Seth Quintero completou o percurso competitivo com um ritmo dominador, batendo o colega de equipa Henk Lategan por 1m42 segundos. O vencedor do ano passado, Yazeed Al Rajhi (Overdrive Racing/Toyota) fez a terceira marca a 1m56 segundos.

Naquele que é o melhor resultado até agora, a dupla portuguesa João Ferreira/Filipe Palmeiro alcançou o quinto lugar da tirada. Ao serviço da Toyota, os lusos ficaram a 4m56 segundos dos mais veloz do dia.

Na geral, Nasser Al-Attiyah é o novo líder. O homem da Dacia foi oitavo na etapa, mas fez o suficiente para passar para o topo com apenas sete segundos de margem para Seth Quintero – que averba uma penalização de dois minutos.

Guillaume de Mevius (X-Raid Team/MINI), que ontem venceu a etapa 1, pagou o preço de ter de abrir caminho e caiu para o terceiro lugar na geral a 1m09s segundos do topo. João Ferreira e Filipe Palmeiro estão no sexto lugar a 2m01 segundos de Nasser Al-Attiyah, tendo subido oito posições.

Português no top 10 das motas

Nas motas, Daniel Sanders foi o mais veloz da tirada, que completou 1m35 segundos na frente do colega da KTM, Edgar Canet. Ricky Brabec (Honda) foi terceiro a 1m46 segundos. No top dez ficou o melhor dos portugueses, com o estreante Martim Ventura (Honda) a terminar em sexto como melhor Rally2. É um resultado histórico para o construtor, que nunca tinha vencido nessa categoria.

Sanders é agora o líder da classificação geral 30 segundos à frente de Edgar Canet. Ventura manteve o 11.º posto e comanda entre os pilotos Rally2.

Outras categorias ainda não chegaram ao fim

À hora de publicação deste artigo, as demais categorias (camiões, Challenger e SSV), com portugueses envolvidos, ainda estão longe do final da etapa.

De destacar que, na informação mais recente disponível nos tempos ao vivo, o luso Gonçalo Guerreiro, num Polaris da Loeb Fraymedia Motorsport RZR Factory Racing, estava na disputa pela vitória do dia em SSV com o colega de equipa Xavier de Soultrait e com Chaleco López (Can-Am Factory Team Latam).

Já em camiões, o co-piloto português Paulo Fiúza está igualmente a bater-se pelo triunfo, num Iveco pilotado por Vaidotas Zala e inscrito pela Team de Rooy. Nessa disputa estão também Martin Macik e Martin van den Brink, em camiões da MM Technology.

O Dakar 2026 é a prova inaugural do Mundial de Rally-Raid (W2RC). Amanhã (6 de janeiro), disputa-se a terceira etapa, com início e fim em AlUla, que sujeita os pilotos a 422 km cronometrados e a um total de 666 km de percurso. Antecede as duas etapas maratona dos dias seguintes.

Co-piloto volta ao Dakar um ano após amputar perna (e já ganhou etapa)

Mathieu Baumel ganhou este domingo a primeira etapa do Dakar 2026 em carros, como co-piloto de Guillaume de Mevius num MINI da X-Raid. O francês volta à prova cerca de um ano depois de ter de amputar uma perna.

Bernardo Matias | 08:28 – 05/01/2026

Related Post

Generated by Feedzy