A BMW aposta numa nova geração de carros que se estreia com o iX3, avançada tecnologicamente. E a inteligência artificial chega ao BMW Intelligent Personal Assistant com a arquitetura Amazon Alexa+, com a primeira apresentação pública a decorrer esta semana na CES 2026 em Las Vegas.
O construtor bávaro sublinha num comunicado que será “o primeiro fabricante automóvel a integrar a tecnologia de assistência de IA nos seus veículos”.
A estreia será no novo iX3, o primeiro modelo da era Neue Klasse e que foi apresentado em setembro passado na IAA Mobility em Munique. Já está disponível para encomenda, com o início das entregas previsto para março.
Os utilizadores poderão fazer várias perguntas numa única frase, quer sobre o automóvel, quer sobre conhecimento geral. É prometida uma interação “intuitiva e inteligente” entre o carro e os seus ocupantes, bem como um “diálogo natural”.
As tarefas de reproduzir música ou aceder a notícias será simplificada com o assistente pessoal da BMW dotado da tecnologia da Amazon. De forma resumida, o assistente por voz responde a vários pedidos e palavras, permitindo o uso de uma linguagem livre e natural em vez de comandos de voz pré-definidos. Assim, é possível formar uma conversa mais humanizada e contextualizada com a viatura.
Stephan Durach, vice-presidente sénior de desenvolvimento, serviços digitais, infoentretenimento e empresa conectada da BMW, disse em comunicado: “A parceria com a Amazon resultou num produto que estabelece novos padrões na naturalidade da interação humano-veículo através do uso de inteligência artificial. Com a adição da tecnologia Amazon Alexa+ ao BMW Intelligent Personal Assistant, o veículo torna-se num companheiro inteligente para os utilizadores”.
Da parte da Alexa e Echo, o vice-presidente Daniel Rausch comentou: “Introduzimos a primeira implementação do novo Alexa Custom Assistant. A tecnologia avançada da BMW, combinada com a inteligência e capacidades de conversação da Alexa+, cria uma experiência a bordo verdadeiramente sofisticada”.
