Jesús Calleja escapou praticamente ileso de um susto na quinta etapa do Dakar 2026, onde participava em automóveis. Um acidente a alta velocidade obrigou-o até a ser examinado num hospital esta quinta-feira (8 de janeiro).
O aventureiro espanhol de 60 anos, que também é jornalista, pilotava um carro da Santana. Na origem do sucedido terá estado um ressalto no piso já nos últimos 100 quilómetros do troço cronometrado. Estava atrás de um outro piloto e, no meio do pó, terá sido atraiçoado por um perigo não assinalado, que o levou a capotar com violência. Pode ver no vídeo após o texto.
Ao jornal Marca, Jesús Calleja relatou ter ficado com dores de costas e hematomas. E deixou críticas à FIA pelo posicionamento em estrada e à falta de sinalização do perigo: “Põe-nos a nós, com carros brutais, atrás de carros que não andam, e ainda por cima a organização põe-te num perigo que não te assinala. Então, essa combinação… eu ia bastante à frente e fui o primeiro a cair, mas agora a organização pôs duas pessoas com colete nesse ponto”.
Jesús Calleja contou também: “[David] Castera [diretor de prova] desceu no helicóptero e efetivamente viu que era um perigo de nível 3 não assinalado. A Laia [Sanz, piloto] disse-me que quase foi apanhada, mas como não tinha pó, conseguiu evitar”.
No fim da quarta etapa, o espanhol ocupava o 43.º posto absoluto nas categorias automóveis e era 34.º na categoria principal (Ultimate), a quase três horas do topo da classificação.
Potser Castilla y León ha impulsat massa fort a Jesús Calleja per aquest Dakar… #Dakar2026 #callejaenelespacio #2atemporada pic.twitter.com/exEWIz4333
— Arnau Jaumira (@arnaujaumira) January 8, 2026
