Há um novo Xpeng P7+ para a Europa. A apresentação oficial aconteceu no Salão Automóvel de Bruxelas na última sexta-feira (9 de janeiro), mas só deverá chegar ao mercado português no próximo verão.
O modelo é proposto em diferentes versões: tração traseira e autonomia standard (RWD Standard Range, 455 km de autonomia e 241 cv de potência), tração traseira e grande autonomia (RWD Long Range, 530 km de autonomia e 308 cv de potência) e tração integral (AWD Performance, 500 km de autonomia e 496 cv de potência).
A bateria de fosfato de ferro-lítio (LFP) tanto pode ser de 61,7 kWh como de 74,9 kWh, sendo que a autonomia varia dos 455 km aos 530 km (ciclo combinado WLTP), consoante a versão do Xpeng P7+. Já o binário é de 450 Nm ou de 670 Nm (na versão AWD Performance). A velocidade máxima fica-se nos 200 km/h, enquanto a aceleração dos 0 aos 100 km/h é na casa dos seis segundos nas versões de tração traseira e de 4,3 segundos no Xpeng P7+ de tração integral.
Assente numa plataforma de 800 volts, tem suporte para carregamento ultrarrápido 5C – condições na qual é anunciada a possibilidade de repor a bateria dos 10 aos 80 por cento em apenas 12 minutos (se forem usados carregadores compatíveis e potência até 446 kW).
Carro inteligente e espaçoso
Os 5.071 milímetros de comprimento e três metros exatos de distância entre eixos permitem que o P7+ seja uma berlina espaçosa, sem comprometer a sua aparência desportiva.
Assume-se como um veículo definido por inteligência artificial, que permite mudanças de faixa suaves, estacionamento remoto inteligente e atualizações remotas contínuas (over-the-air).
Há diversos sistemas avançados de assistência à condução (ADAS) no Xpilot Assist, num automóvel com até 750 TOPs de capacidade de computação em inteligência artificial.
O condutor usufrui de um painel de instrumentos de 8,8 polegadas e de um head-up display W-HUD que projeta informações essenciais no seu campo de visão. Ao centro, há um ecrã de 15,6 polegadas.
A Xpeng promete um habitáculo com “luxo de nível executivo”, incluindo teto em microfibra velour e bancos em pele Nappa perfurada. Houve atenção com o isolamento acústico do interior ao nível de pontos, materiais usados e elementos incluídos. A bagageira transporta 573 litros, extensíveis para 1.931 litros com o rebatimento dos bancos traseiros.
Design, chassis e segurança
O Xpeng P7+ surge com suspensão frontal de duplo triângulo e suspensão traseira multi-link de cinco ligações, tal como célula de segurança em aço de ultra-resistência. Ao todo, são 14 os sistemas de segurança ativa.
O desenho da carroçaria foi otimizado do ponto de vista aerodinâmico, proporcionando uma silhueta desportiva – com uma linha de tejadilho típica de fastback. A asa traseira de duas camadas é outra característica que salta à vista.
A dianteira, musculada, incorpora uma faixa luminosa que se estende horizontalmente a toda a largura. Abaixo desta, encontram-se faróis diurnos. Atrás, há também uma faixa luminosa a toda a largura com extremidades em L. As jantes podem ser de 19 ou 20 polegadas e os puxadores das portas estão embutidos.
Disponibilidade e preço
O novo Xpeng P7+ só deverá chegar a Portugal no próximo verão e ainda não são conhecidos preços. No entanto, noutros 25 mercados europeus, as entregas começam já em abril, por preços a partir dos 43.990 euros (versão RWD Standard Range).
