Gonçalo Guerreiro abandonou o Dakar 2026. O piloto estava a lutar pelas posições cimeiras dos SSV, mas não resistiu a um acidente na oitava etapa, realizada esta segunda-feira (12 de janeiro) – que lhe valeu fraturas numa mão.
O piloto, que tripulava um Polaris da Loeb Fraymedia Motorsport RZR Factory Racing navegado por Maykel Justo, teve de ser transportado por helicóptero. O incidente aconteceu ainda na primeira centena de quilómetros, depois de um bom início de tirada.
Nas redes sociais, Gonçalo Guerreiro contou: “Durante a especial 8 do Dakar, estive envolvido num acidente de corrida com outro carro nas dunas, o que resultou em três ossos partidos na minha mão esquerda. Estava a fluir muito bem pelas dunas e a um bom ritmo, mas infelizmente acabámos por entrar numa trajetória de colisão fora do meu campo de visão e, w. O impacto não foi muito violento e o carro está em perfeitas condições, mas senti imediatamente uma dor intensa no braço”.
Agora, Guerreiro terá de ser operado em Portugal, estando a regressar ao país. Era um dos candidatos a lutar pela vitória nos SSV, ocupando a quinta posição da classificação no início da etapa 8 em que abandonou. Estava a pouco mais de uma hora do topo e já tinha uma vitória em etapa.
Na publicação nas redes sociais, o piloto acrescentou: “Estou extremamente desiludido e ainda não consigo acreditar que estou fora da corrida. Peço desculpa a todos os responsáveis por este projeto e àqueles que acreditaram em mim”.
