Foram anunciados os vencedores das categorias dos Women’s Worldwide Car of the Year 2026, ou Carro Feminino do Ano. Agora, o júri vai de novo votar numa ronda final, com o Carro do Ano desta iniciativa anunciado a 8 de março – o Dia Internacional da Mulher.
Estes galardões distinguem os melhores carros lançados no ano passado, com a votação de um júri exclusivamente feminino. Votaram 84 jornalistas oriundas de 54 países, entre 55 candidatos. Para ser elegível, um modelo teve de ser lançado em pelo menos dois continentes ou 40 países entre janeiro e dezembro do ano passado.
Eis os vencedores de cada categoria.
Melhor Carro Compacto – Nissan Leaf: O novo Nissan Leaf 100 por cento elétrico surgiu no ano passado. Na sua terceira geração, tem baterias de 52 kWh e de 75 kWh, potência de 174 cv ou de 215 cv e autonomia que pode superar os 620 km.
Melhor SUV Compacto – Skoda Elroq: O carro checo é totalmente elétrico, com potências que variam entre os 170 e os 286 cv e uma autonomia que pode chegar a cerca de 500 km. As baterias são de 55 ou de 82 kWh.
Melhor Carro Grande – Mercedes-Benz CLA: O novo sedã alemão Mercedes-Benz CLA já foi distinguido como Carro Europeu do Ano e está nomeado para Carro Mundial do Ano. Atualmente, está disponível como 100 por cento elétrico e híbrido. O MBUX Supercreen opcional é um dos destaques do modelo, que dispõe de inteligência artificial e sistema de infoentretenimento MBUX.
Melhor SUV de Grandes Dimensões – Hyundai Ioniq 9: Este galardão foi ganho pelo SUV sul-coreano Hyundai Ioniq 9. Tem três níveis de potência (um com tração dianteira, dois com tração traseira), potências entre 218 cv e 435 cv e autonomia que pode atingir 620 km com a bateria de 110,3 kWh.
Melhor 4×4 – Toyota 4Runner: O Toyota 4Runner foi distinguido como melhor todo-o-terreno 4×4. O utilitário de até sete lugares tem dois motores turbo de quatro cilindros em linha 2,4 litros: um com 278 cv de potência e outro com 326 km. É um híbrido, dispondo ainda de um motor elétrico de 48 cv. A caixa é automática de oito velocidades com controlo eletrónico inteligente.
Melhor Carro Exclusivo – Lamborghini Temerario: Nascido como um supercarro híbrido plug-in, o Lamborghini Temerario foi outro dos distinguidos nos prémios Women’s Worldwide Car of the Year. Tem um motor V8 biturbo a gasolina e três motores elétricos, com uma potência total de 920 cv de potência. A bateria é de 3,8 kWh e a caixa é automática de oito velocidades.
Fabricantes distinguidos
Para além dos automóveis galardoados, ainda existiram prémios para duas marcas – o prémio de Melhor Tecnologia e o prémio Sandy Myhre que reconhece o compromisso para com as mulheres.
Melhor Tecnologia – Renault: Em comunicado, ao organização do Women’s Worldwide Car of the Year salienta que a Renault “desenvolveu plataformas elétricas, como a AmpR Small e a AmpR Medium, que otimizam o peso, espaço e eficiência comparando com arquiteturas baseadas na combustão”.
Prémio Sandy Myhre – Ford: A Ford foi distinguida com o prémio Sandy Myhre. Este “reconhece o compromisso de uma marca para com as mulheres”, considerando que o fabricante americano tem “um foco claro e sustentado na equidade de género dentro da sua estrutura corporativa”.
