Depois da saída de Ruben Amorim, o Manchester United já tem um novo treinador: a antiga glória do clube Michael Carrick, que vai ocupar o cargo até ao fim da temporada.
Esta terça-feira (13 de janeiro), dia da oficialização, o ex-futebolista chegou ao centro de treinos do clube em Trafford num Land Rover Defender. Este é um modelo particularmente aprecidado pelo coproprietário do clube, Jim Ratcliffe.
Conta o milionário dono da Ineos na página oficial da multinacional: “Sou um grande admirador do antigo Land Rover Defender, e tenho um enorme respeito pela sua capacidade todo-o-terreno”.
Quando o Defender original foi descontinuado em 2016 (regressando posteriormente em 2020), surgiu a oportunidade de mercado para aparecer o Grenadier – um todo-o-terreno da Ineos inspirado pelo lendário modelo britânico.
Land Rover Defender em sumário
Mas vamos falar do Land Rover Defender, o carro que Michael Carrick conduziu até ao centro de treinos dos ‘red devils’ no dia em que foi anunciado como sucessor de Ruben Amorim no comando técnico da equipa principal.
Dependendo da variante, o modelo atualmente em comercialização pode ter motorizações híbridas plug-in, mild-hybrid a diesel e gasolina, bem como puramente a combustão (a gasolina e a diesel). Há sempre tração integral e caixa de velocidades automática.
A arquitetura é diversa, havendo opções com propulsores de cilindros em linha e também V8 – o V8 P525 do Defender 90 e do Defender 110, com 525 cv, é o que apresenta a potência mais alta da gama.
O 90 tem cinco lugares, enquanto o 110 surge na configuração de 5+2 lugares e o 130 pode transportar cinco, sete ou oito pessoas (incluindo condutor). As dimensões variam, sendo que em algumas versões o comprimento supera os cinco metros. A capacidade da bagageira também varia, sendo que pode atingir 2.233 litros consoante a versão e a configuração.
Os modelos eletrificados assentam na arquitetura EVA 2.0, bem como o novo sistema de infoentretenimento PIVI acessível a partir de um ecrã tátil central de 10 ou de 11,4 polegadas. O ecrã interativo do condutor mede 12,3 polegadas, havendo também a possibilidade de incluir head-up display. Há assistente de voz (Smart Voice Guidance) e navegação com mapas 3D.
Os sistemas avançados de assistência à condução incluem cruise control adaptativo, assistente de ângulo morto, monitorização de trânsito traseiro e de pré-colisão traseira, assistente de manutenção na faixa, travagem de emergência, limitador de velocidade e monitorização da condição do condutor, tal como assistência ao estacionamento.
Há duas tomadas de 12 volts e duas portas USB à frente e outras tantas. O sistema de som é da Meridian, com três opções: seis, 10 ou 14 altifalantes (mais subwoofer).
