Sem categoria Fiat admite ‘travar’ velocidade dos modelos citadinos

Fiat admite ‘travar’ velocidade dos modelos citadinos


A Fiat poderá vir a limitar a velocidade dos seus modelos citadinos e de menores dimensões – em sintonia com aqueles que são os máximos impostos por lei em vários países da Europa. Em causa, estão propostas como o Fiat 500 ou o Panda e o Grande Panda, vocacionados para os centros urbanos.

 

O diretor-executivo da marca do grupo Stellantis, Olivier François, entende que os requisitos de segurança europeus para os automóveis não são adequados a todos os tipos de automóveis. Em particular, citou o exemplo dos citadinos para uso urbano: “São carros pequenos, democráticos e acessíveis, comprados por pessoas mais jovens e assim […]. Eles são conduzidos a velocidades mais baixas”, disse em declarações veiculadas pela Autocar britânica.

Neste contexto de utilização, o dirigente questiona a necessidade de equipar os veículos com diversos sensores e câmaras ou capacidade de reconhecimento de sinais de trânsito. Classifica estes recursos como “inadequados” para o segmento e, em parte, causadores do aumento do “preço médio de um carro citadino em 60 por cento nos últimos cinco ou seis anos”.

Olivier François observou que os limites de velocidade na Europa rondam os 120 km/h, sendo que muitos dos sistemas de assistência à condução ADAS e sensores “foram desenvolvidos para os carros” andarem “bem acima” do imposto legalmente.

Se for preciso limitar a velocidade máxima dos carros citadinos da Fiat – à semelhança do que fez a Volvo em 2020 ao limitar todos os modelos a 180 km/h – o líder da marca não terá problemas: “Limitaria sem problemas os meus carros citadinos, os meus carros mais pequenos, ao que é o limite máximo de velocidade atual. Já é um limite. Há algo estranho em precisar de especificações superiores nos meus carros para ir acima do limite de velocidade legal“, frisou.

Este é o único FIAT a diesel e chega a Portugal nos próximos meses

A FIAT apresentou na última sexta-feira (9 de janeiro) o novo Qubo L. Este é o único modelo a diesel da sua gama, pode ser de cinco ou de sete lugares e chegará a Portugal no primeiro trimestre do ano.

Bernardo Matias | 08:16 – 12/01/2026

Related Post

Generated by Feedzy