Vaidotas Zala é o novo líder do Dakar 2026 em camiões, navegado pelo português Paulo Fiúza. A dupla, que também conta com o mecânico Max van Grol a bordo, subiu ao topo na décima etapa, esta quarta-feira (14 de janeiro).
O segundo lugar na tirada com 418 km cronometrados foi suficiente para esta evolução na classificação quando faltam apenas três dias para o fim do rali.
O camião, um Iveco da Team de Rooy, ficou a 1m37 segundos dos mais velozes do dia – Ales Loprais, também da Team de Rooy e a pilotar um Iveco.
À entrada da etapa, o líder da classificação era Mitchel van den Brink (MM Tehnology), que perdeu praticamente uma hora e dez minutos no percurso.
Na classificação geral, o trio liderado por Vaidotas Zala e com Paulo Fiúza a bordo tem uma vantagem significativa de 18m55 segundos face a Ales Loprais, com van den Brink a ser agora terceiro a mais de meia hora de distância.
Amanhã, a 11.ª etapa liga Bisha a Al Henakiyah, com 347 km cronometrados. As contas poderão ficar resolvidas no dia seguinte, com 310 km competitivos, já que a derradeira etapa tem apenas pouco mais de 100 km de percurso e pode não ser suficiente para anular diferenças – a menos que aconteçam incidentes ou avarias.
